Grupo Pão de Açúcar recolhe cervejas próprias por problema de qualidade

O Grupo Pão de Açúcar decidiu recolher garrafas de sua marca própria de cervejas especiais Fábrica 1959 devido a variação no sabor

Lançada em novembro de 2019 pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), sua marca própria de cervejas Fábrica 1959 está tendo seus lotes recolhidos pela empresa devido uma questão de qualidade

As cervejas apresentaram uma variação no sabor em avaliações sensoriais e a empresa decidiu retirá-las das lojas do Extra e do Pão de Açúcar

De acordo com publicação do Valor Investe o GPA informou que “a Fábrica 1959 realizou, espontaneamente, a retirada de seus produtos dos pontos de venda, após detectar variação no sabor (mais azedos do que o normal) em testes sensoriais realizados em alguns rótulos do lote número 1”.

A ação foi preventiva e de acordo com a empresa o produto não apresenta riscos à saúde de consumidores, mas não entrega a experiência de sabor desejada


Leia mais:

Invicta inicia crowdfunding com meta de R$ 5 milhões para expansão do negócio


Pão de Açúcar lança linha própria de cervejas artesanais com meta de alcançar 25% das suas vendas


Produzida na cervejaria Imigração em Campo Bom no RS a Fábrica 1959 passará por testes na fábrica para identificação a causa de alteração no sabor.

O GPA enviou ao site Sunoresearch a nota abaixo sobre a questão:

“Reiterando o seu compromisso com a qualidade e a transparência no relacionamento com os seus consumidores, a Fábrica 1959 informa que na última semana realizou, proativamente, a retirada de seus produtos dos pontos de venda após detectar variação no sabor (mais amarga do que o normal) em testes sensoriais realizados em alguns rótulos de lotes específicos dos tipos Pilsen e Weiss. O fornecedor foi imediatamente acionado e, após concluir as análises, foram identificadas alterações sensoriais no lote 1 do estilo Pilsen e nos lotes 1 e 2 do estilo Weiss decorrente da incorporação maior de oxigênio durante o envase. Tal característica não traz qualquer risco à saúde do consumidor e os ajustes necessários já foram realizados para que fatos como esse não ocorram novamente. Mesmo assim, a marca optou por descartar os lotes citados a fim de garantir a melhor experiência aos seus clientes. Nada foi constatado nos demais lotes e estilos da Fábrica 1959. A Fábrica 1959 se coloca ainda à disposição dos seus consumidores para esclarecer qualquer dúvida adicional por meio do canal de atendimento: 0800-15-2134. O consumidor poderá efetuar a troca dos produtos dos lotes indicados ou solicitar o ressarcimento na loja em que realizou a compra”.

A Fábrica 1959 se coloca ainda à disposição dos seus consumidores para esclarecer qualquer dúvida adicional por meio do canal de atendimento: 0800-15-2134. O consumidor poderá efetuar a troca dos produtos dos lotes indicados ou solicitar o ressarcimento na loja em que realizou a compra”.

De acordo com o Grupo suas vendas de cervejas especiais crescem 30% ao ano e esperava chegar ao fim de 2019 a venda de 18 milhões de unidade em todas as lojas do grupo no segmento em 2019.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.