Recém lançada oficialmente no mercado baiano, a cerveja Cacildis ganha investimento em produção, marketing e distribuição dentro do portfólio do grupo Petrópolis, empresa que figura entre uma das maiores cervejarias do mercado brasileiro ao lado de Heineken e Ambev.
Segundo o Grupo Petrópolis, a empresa planeja investir R$ 15 milhões em ações e projetos de marketing para trabalhar os produtos da Brassaria Ampolis neste ano em todo o Brasil.
A Ampolis foi lançada ao mercado em 2013 por Sandro Gomes – filho do humorista Mussum – e seu sócio, o publicitário Diogo Mello sob o investimento de R$ 20 mil reais. Em 2017 os produtos da Ampolis foram incorporados ao portfólio do Grupo Petrópolis num movimento visando aumentar suas opções no segmento premium, ao observar o crescimento e potencial da marca.
Na Bahia, a Cacildis está sendo produzida na fábrica do Grupo Petrópolis, em Alagoinhas com volume de 250 mil litros por mês. De lá o produto seguirá para distribuição das maiores redes de varejo do estado.
A ideia é que os outros rótulos também tenham produção local. Para Diogo Mello, a parceria com o Grupo Petrópolis é a realização de um sonho já que vai permitir que o produto chegue na casa de todos os brasileiros.
Leia também: Infográfico: Brasil atinge marcade 1000 cervejarias
“É um momento especial do projeto, um novo marco zero, e temos muito a crescer agora”, afirmou Diogo, lembrando que o projeto começou com a produção de 1.500 litros de Biritis por mês. Hoje, mensalmente, são quase dois milhões de litros só de Cacildis. “É uma mudança muito grande. Estamos gradativamente indo de estado para estado, sem muito pressa, já que queremos fazer a coisa sempre com muita qualidade”.
Escolhida como carro-chefe dos produtos da Ampolis, a cerveja Cacildis têm ganho espaço nas publicidades em pontos de venda e na mídia de massa. atingindo uma penetração de mercado que chega mais facilmente ao público geral.
A participação de mercado do Grupo Petrópolis na região Nordeste em abril foi de 16,2% e no acumulado do ano, de janeiro a abril, chegou a 16,7%.
A marca já está presente num total de dez estados das regiões Sudeste, Sul, Centro Oeste e Nordeste. Até o final de 2019 a ideia é ampliar suas operações em mais áreas e reforçar onde já é distribuída em menor escala, ampliando a presença nos pontos de venda.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.