A Heineken Brasil, segundo maior grupo cervejeiro do país, comunicou que realizará investimento de R$1,8 bilhão para construir uma nova fábrica no Brasil no estado de Minas Gerais.
A unidade ficará localizada na cidade de Pedro Leopoldo, pertencente a região metropolitana de Belo Horizonte, e tem previsão de gerar mais de 350 empregos diretos.
A Heineken já possui 15 unidades de produção no Brasil, sendo que todas estas foram adquiridas durante a compra da Brasil Kirin em 2017, que por sua vez possuía as cervejarias que uma vez já pertenceram a Schincariol. Logo, a fábrica em Minas Gerais será a primeira da multinacional totalmente construída no Brasil.
“A chegada de uma gigante como a Heineken em Pedro Leopoldo é uma ótima notícia para Minas Gerais. Serão mais investimentos e empregos para os mineiros, algo que nosso governo tem se esforçado muito para tornar possível. Confio que será apenas o início de uma longa e produtiva parceria”, comentou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema em nota oficial.
Leia mais:
Brasil se torna o maior mercado da Heineken no mundo
O que esperar do mercado de cerveja no Brasil em 2021
O Brasil em 2018 se tornou o maior mercado de vendas da Heineken no mundo, e este crescimento ao longo de 10 anos da multinacional atuando no país foi suportado através de expansões e aquisições e a construção de uma nova fábrica demonstra o comprometimento da marca em aumentar sua competitividade no mercado nacional.
“A localização é estratégica para a companhia, uma vez que a região Sudeste é extremamente importante para o crescimento das categorias premium e mainstream”, afirmou o presidente do grupo Heineken Brasil, Maurício Giamellaro.
Muito da expansão da Heineken está relacionado ao crescimento das cervejas premium no país, segmento que tem tido aumento consistente de consumidores ao longo dos últimos anos e tem sido alvo de investimento de todos os grandes grupos cervejeiros.
De acordo com publicação na Exame as marcas a serem produzidas na nova fábrica da multinacional holandesa em Minas Gerais serão Heineken, Amstel e Devassa.
A ano de 2020, apesar de todos os obstáculos criados pela pandemia do Covid-19, tem marcado o anúncio de diversos investimentos dos grandes grupo cervejeiros do Brasil.
Recentemente a Ambev, detentora da primeira posição no share de mercado de cerveja nacional, anunciou o investimento de 255 milhões de reais em ampliação de sua fábrica no Recife já o Grupo Petrópolis comunicou recentemente investimento de 230 milhões de reais em sua maior e mais nova fábrica do Brasil que fica localizada também em Minas Gerais na cidade de Uberaba.
Entre os destaques de investimentos da Heineken no Brasil em 2020 estão o lançamento de sua marca global de cerveja premium sem álcool, a Heineken 0.0 e a ampliação de sua fábrica de Ponta Grossa no Paraná, visando o aumento da oferta de cervejas do seu portfólio premium.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.