Heineken ativa a marca Lagunitas com criação de taproom pop-up em São Paulo

Heineken realiza a ativação da marca Lagunitas com criação de bar temporário da marca com diversas atividades em São Paulo.

Após a chegada da produção e comercialização da marca Lagunitas no Brasil, a multinacional Heineken inicia operações de ativação para aumentar o reconhecimento da marca no país.

A primeira atividade de destaque com este objetivo será a inauguração de um popup taproom (um taproom temporário) na cidade de São Paulo que permanecerá aberto por 2 meses. O local combina elementos que traduzem a marca da Lagunitas: atividades com cachorros, música e descontração.

O espaço com capacidade de 250 pessoas, que conta também com área externa, ficará localizado no Largo da Batata e será inaugurado no dia 13 de novembro, e estará aberto por seis semanas. Uma ativação semelhante foi realizada quando da chegada da Lagunitas na França, que recebeu um taproom temporário da cervejaria em Paris.

Ao longo dos dois meses em que o taproom estiver funcionando, haverá bem na entrada do espaço, uma exposição de fotos de cachorros de ONGs que cuidam do bem estar animal (Natureza em Forma e Amigos de São Francisco), que fizeram parceria com a marca, sendo a responsabilidade social com cães um dos pilares da Lagunitas.


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Outro grande atrativo do pop-up taproom será a programação musical, que contará com a apresentação de bandas nacionais com diversas sonoridades, explorando do new jazz ao indie rock. Completando a experiência de transpor a atmosfera da Califórnia – terra natal da cervejaria – para o Brasil, haverá uma pequena arquibancada que se mistura aos grafites que remetem o clima que a marca respira, e uma loja com produtos da Lagunitas cujo os valores serão destinados as ONGs.

O taproom contará em suas torneiras com a IPA carro-chefe da marca e posteriormente ganhará outros rótulos icônicos da Califórnia, como Super Cluster, Sumpin Easy e Day Time. Os rótulos chegarão ao Brasil em uma aeronave especial. 

Taproom temporário é uma via para ganho de reconhecimento da marca Lagunitas

Para a Gerente de Marketing das marcas artesanais da Heineken Brasill, Renata Costa, a fase da ansiedade pela chegada de Lagunitas no Brasil já passou. Agora, o principal objetivo é poder apresentar por meio de uma grande ativação, todos os valores que a marca trabalha, reunindo o público cervejeiro, cachorreiro e todos aqueles que gostem de um ambiente descontraído.


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“Estamos muito contentes com essa próxima fase de Lagunitas no Brasil. Após passarmos pela fase de chegada a um novo país, com produção local,queremos oferecer ao público uma viagem ao mood californiano da marca na Potato Square. Quem visitar nosso Pop-Up Tap Room vivenciará Lagunitas da mesma forma como celebramos nos Estados Unidos, mas claro, com boas pitadas do nosso bom jeitinho brasileiro”,celebra.

A utilização de pop-up taprooms por cervejarias artesanais nos EUA não é incomum, sendo um caminho para apresentar a cervejaria para públicos menos comuns e, principalmente no verão, aproveitar o clima para eventos ao ar livre que engajam a comunidade.

A Ambev, grande concorrente da Heineken no Brasil, também já utilizou iniciativas semelhantes a pop-up taprooms para conferir reconhecimento a suas marcas, como no caso de ativações da Hoegaaarden e Goose Island em São Paulo.

A iniciativa da Heineken demonstra disposição para que o público inicie uma jornada de entendimento do conceito que compõe a marca Lagunitas, que carrega a autenticidade típica de cervejarias artesanais nascidas nos EUA, cujo o crescimento orgânico traz as pessoas para uma zona de relação cultural mais profunda com a cerveja.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.