Heineken Brasil tem melhor resultado de série histórica contribuindo para lucro de $ 3,67 bilhões

Imagem: Carlos Felipe/Catalisi

Heineken surpreende com lucro acima do esperado para o ano de 2024 e destaca o Brasil com continuidade do crescimento de Heineken e Heineken 0.0

A cervejaria holandesa Heineken, que produz as cervejas Amstel, Sol além de sua tradicional carro-chefe, reportou um aumento de seu lucro operacional acima do esperado na publicação de seu resultado de 2024 na casa dos 3,67 bilhões de dólares, destacando além do crescimento de sua cervejas premium o crescimento de sua marca de cerveja sem álcool Heineken 0.0.

Um dos maiores destaques do relatório global da Heineken foi o mercado brasileiro onde principalmente o desempenho de Heineken, Heineken 0.0 e a consolidação de Amstel como uma das marcas mais vendidas do país contribuíram de forma crucial para o resultado da multinacional.

A Heineken reportou um aumento de 8,3% nos lucros operacionais para € 3,5 bilhões (3,67 bilhões de dólares), superando as estimativas dos analistas de 5,3%.

Embora os volumes de cerveja tenham crescido apenas 1,6% ano a ano, o carro-chefe Heineken cresceu 8,8% mostrando a força que a chamada premiumização tem contribuído para alavancar a empresa com destaques para Brasil, Vietnam, Índia e África do Sul. Outro destaque foi o crescimento da não alcoólica Heineken 0.0 que cresceu 10% e reforçou a liderança da Heineken neste segmento

.


Leia mais:

A ascenção de qualidade do lúpulo brasileiro


Cerveja sem álcool cresce mais 400% em 6 anos no Brasil


Os resultados publicados da Heineken foram tão surpreendentes que não só levaram a uma subida recorde de 12% nas suas ações na bolsa de Londres, mas também provocaram uma subida nas ações de outras cervejarias, por darem confiança a uma continuidade de longo prazo nos níveis de consumo de cerveja.

A Heineken veio de um resultado global negativo no primeiro semestre do ano passado gerando desconfianças entre os investidores na sua capacidade em entregar resultados positivos num mercado mundial de cerveja com obstáculos crescentes na maioria das regiões.

Com o resultado obtido para o ano completo de 2024 a cervejaria holandesa reafirmou o potencial da estratégia de premiumização de seu portfólio com um crescimento sólido, impulsionado por um aumento no volume de vendas

Brasil confirma posição chave para resultados da Heineken.

A Heineken Brasil reafirmou sua posição como mercado de destaque para os resultados globais da companhia reportando seu melhor resultado da série histórica. Desde 2019 O Brasil é o maior mercado do mundo da Heineken em volume de vendas.

Tendo o mercado premium como o maior alvo da empresa e o Brasil apresentando um dos maiores crescimentos do mercado de cervejas premium do mundo, a Heineken tem investido pesado no país nos últimos anos, expandindo sua capacidade de produção, construindo uma nova fábricas e centros de distribuição, além de reforçar sua imagem através de um plano de marketing consistente. Esses investimentos têm contribuído para o crescimento da empresa no país e para o fortalecimento de sua posição no mercado.

A marca de cerveja Heineken registrou crescimento de dois dígitos pelo 11º ano consecutivo no Brasil em 2024, um resutado impressionante que mostra o sucesso da empresa em liderar o crescimento do segmento premium no país. O volume de cerveja total da empresa subiu um dígito baixo no período.

Dois destaques adicionais do portfólio da cerveja da Heineken Brasil foram Amstel, que cresceu um dígito alto no ano e se tornou uma das 5 marcas mais vendidas do Brasil, e Heineken 0.0 que cresceu cerca de 15% em 2024 no mercado brasileiro.

De acordo com o relatório apesar da inflação e da desvalorização do real , a Heineken Brasil expandiu significativamente o lucro operacional se beneficiando do mix positivo do portfólio e também de economias obtidas com otimizações logísticas realizadas com fornecedores estratégicos.

O ano de 2025 será marcante para a Heineken no Brasil pois marcará a inauguração de sua nona fábrica no país, sendo ques esta será a primeira totalmente construída pela empresa no país localizada na cidade de Passos no sul do estado de Minas Gerais.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.