A coluna insight da Exame publicou que a Heineken está comprando uma participação na Better Drinks, empresa do ramo de bebidas com portfólio variado que inclui a cerveja Praya.
A aquisição abre oportunidade para que a Heineken possa estreitar relações com a empresa e irá permitir que a companhia holandesa possa explorar marcas e produtos que tragam algum nível de complementaridade para o seu negócio.
A aquisição pela Heineken irá se dar numa parcela minoritária e busca ampliar a possibilidade de ocasiões de consumo para o mercado da gigante holandesa, o anúncio da concretização deve se dar no final de junho.
A aquisição de fatia minoritária é uma estratégia comum de grandes companhias no sentido de aumentar gradativamente interação com com empresas menores, enquanto ampliam conhecimento e atividades de modo a avaliar aquisições majoritárias.
Leia mais:
Praya se funde a Better Drinks com aporte de R$ 25 milhões
Número de cervejarias no Brasil ultrapassa 1.700 unidades em 2022
A Better Drinks compreende as marcas Baer Mate, vinhos Vivant, Five Drinks, água em lata Mamba, cerveja Praya. e o Vermelhão, uma bebida alcoólica lançada em parceria com Gusttavo Lima semelhante ao Campari.
Criada em 2022 por Felipe Della Negra, ex-CEO da Red Bull Brasil, e Felipe Szpigel, ex-excutivo da AB InBev. a Better Drinks nasceu com o propósito de escalar investimento em bebidas inovadoras criar de nicho que não competem diretamente com as gigantes do setor e que cubram as principais tendências do mercado, da sustentabilidade à praticidade.
Szpigel e Della Negra eram sócios na Five Drinks, empresa de drinks em lata criada originalmente nos EUA em 2018, e ao iniciar operações no Brasi conheceram os gestores das outras marcas que viriam a compor a Better Drinks.
Inicialmente a Better Drinks captou R$ 20 milhões com investidores anjo, e pouco mais de um ano após da sua criação captou R$ 65 milhões através de empréstimo direto com uma gestora de investimentos. A captção mirou na expansão de distribuição e investimento em marketing.
A insight da Exame revelou que o produto mais vendido da Better Drinks é o chá Baer Mate, bebida com apelo natural sem adição de açúcar ou conservantes.
Antes mesmo do investimento minoritário da Heineken, a gigante cervejeira já realizava distrbuição para produtos da Better Drinks.
O investimento em linhas de bebidas mais inovadoras faria com que a Heineken não se distanciasse da rival Ambev que já possui uma área interna com este objetivo chamado de Beyond Beer.
A Better Drinks faturou cerca de R$ 50 milhões em 2023 e está presente em mais de 30 mil pontos de vendas pelo país.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.