O grupo Heineken está investindo em estratégia visando aumentar exposição e conversão em vendas em aeroportos do Brasil através de novos bares conceitos da marca nesses locais.
Adicionalmente a cervejaria, que tem no Brasil o seu maior mercado no mundo, está considerando levar a estratégia de bares conceito para outras praças comerciais fora dos ambientes de aeroportos.
A Heineken deu início ao seu projeto de bar-conceito em aeroportos no Brasil em 2015. Agora os chamados Living HNK estão ganhando corpo e celeridade.
No total já são 19 unidades no país e a companhia vai abrir outras cinco cidades ainda este neste ano – Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Recife e Goiânia -, e fez uma recente inauguração do novo ponto no aeroporto de Guarulhos, uma mega unidade de 3 mil m2 (o que costuma ser a área inteira de praças de alimentação).
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Os bares/restaurantes são uma sociedade da Heineken com o grupo operador FIT e ambos entram com investimento. Somente na unidade de Guarulhos, as companhias investiram juntas R$ 42 milhões – até agora, o investimento total na rede de lojas havia sido de R$ 77 milhões.
A proposta é a de valorizar os terminais aeroportuários e transformar a espera para o embarque em um momento prazeroso. Os passageiros são recebidos em um ambiente premium e são apresentados ao portfólio completo do grupo, acompanhado de harmonizações especiais.
A estratégia possui um grande alinhamento com o portfólio da companhia que tem no segmento premium o seu maior diferencial competitivo.
“O momento do embarque é visto como só mais uma etapa antes de se chegar ao tão desejado destino final, mas o Grupo Heineken sabe transformar qualquer experiência em algo memorável. Queremos que a hora da espera seja lembrada com tanto carinho quanto o restante da viagem”, diz Ricardo Piccoli, diretor sênior de Canais Especiais e Trade da cervejaria.
O espaço também é considerado fonte de inspiração para os clientes da Heineken, que operam em foodservice, e podem replicar a qualidade de harmonização e serviço em seus estabelecimentos
O Living Heineken do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, foi inaugurado no ano passado.
O bar, de 3 mil metros quadrados, concluiu uma recente obra estrutural com o objetivo de tornar a experiência do visitante ainda mais completa e qualificada. De acordo com a Heineken, o espaço registrou a circulação de um milhão de clientes todo mês.
A reforma ampliou a capacidade de recepção para oferecer um espaço mais moderno ao consumidor e mais visibilidade para o grupo e o portfólio da marca.
Exposição e conversão em vendas são os chamarizes centrais da estratégia de negócios por trás dessa frente, que vem ganhando força na companhia.
“Os aeroportos concentram grande volume de pessoas transitando. Somente em Guarulhos, foram mais de 40 milhões de passageiros transportados em 2023. Temos um ponto de venda bem localizado, que foi muito bem recebido por parte do consumidor, reflexo da qualidade da experiência oferecida pelo Grupo Heineken”, aponta Piccoli. “Em parceria com o Grupo Fit, oferecemos um portfólio que agrada diferentes paladares e um serviço especializado com foco no bem-estar e na geração de memória afetiva para o cliente. Por isso, estamos mirando na expansão”, conclui o executivo.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.