Heineken irá realizar a maior operação da história no Rock in Rio com quase 1 milhão de litros

Imagem: Divulgação

Heineken revela detalhes sobre maior operação de cerveja em um festival de música no Rock in Rio 2024

A Heineken irá efetuar a maior operação de chope já realizada num festival de música no Brasil levando 875 mil litros de cerveja para o Rock in Rio 2024, maior evento de música do país.

A cervejaria, que é patrocinadora tradicional do festival, conta com uma operação complexa para atender o Rock in Rio que é um dos principais eventos para a construção da marca no Brasil.

Para conseguir levar esse volume de bebida ao festival, a Heineken organizou operação que vai envolver três cervejarias diferentes da companhia. 

A logística vai vai envolver 15 carretas com capacidade de 35 mil litros cada e 6 mil barris sairão de Jacareí (SP), Araraquara (SP) e Blumenau (SC). No total, as três fábricas levarão mais de 875 mil litros de chope para o festival — 300 mil nos barris, 525 mil litros nas carretas e 50 mil em cervejas artesanais.


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Para atender a demanda do público, cinco quilômetros de tubulações até a torneira das Beer Walls e Beer Stations, estações móveis de chope onde os consumidores terão acesso à bebida, também serão instaladas dentro do Rock in Rio.

As três plantas foram escolhidas para suprir o volume total do chope consumido no festival, sem impactar o mercado.

A cervejaria de Jacareí (SP) ficará responsável pelo produto à granel, que é transportado pelas carretas. Já a de Araraquara (SP), produzirá todo chope em barril. Por fim, a operação de Blumenau (SC) vai fornecer 50 mil litros das cervejas super premium Lagunitas, Baden Baden e Blue Moon, que estarão disponíveis na Gourmet Square — espaço do festival voltado para gastronomia.

A participação de Heineken no Rock in Rio é a mais presente na memória do público entre os patrocinadores do festival, fato já averiguado em pesquisas de mercado.

O patrocínio da cervejaria no evento é utilizada como um elemento fundamental de construção da marca dentro do mercado de cervejas premium no país.

Heineken investiu em inovação para serviço de cerveja

Serão três Beer Stations espalhadas pelo festival, com 12 torneiras cada. A maior delas, com capacidade de 10 mil litros à granel e sem limitação de barris, estará localizada na entrada do festival, onde o público terá o primeiro contato com a marca.

Já a segunda foi alocada para a proximidade do palco Sunset. Serão seis mil litros à granel e capacidade ilimitada de barris. Por fim, a terceira Beer Station contará, pela primeira vez no Rock in Rio, com o chope HEINEKEN 0.0 e estará posicionada entre o palco “New Dance Order” e o Espaço Favela. 

Outra novidade para o evento são as quatro Beer Walls, com duas posicionadas próximas ao palco Mundo, uma próxima do palco Sunset e outra no New Dance Order. Cada uma das paredes tem nove torneiras, disponibilizadas em nove metros, e possui sistema de autoatendimento, com pagamento via cartão. Basta pagar e posicionar o copo na máquina para se servir.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.