Hocus Pocus projeta faturar R$ 25 milhões em 2024 um crescimento de mais de 60% no ano

Hocus Pocus cresce em faturamento capitalizando sobre a evolução de seu modelo de negócios e sobre sua marca autêntica e criativa

A cervejaria fluminense Hocus Pocus, irá fechar o ano de 2024 com um crescimento considerável em seu faturamento que irá ultrapassar a marca de R$ 20 milhões em um momento que caminha para alcançar mais de 100 mil litros vendidos por mês.

Conjugando um portifólio que atinge diferentes tipos de consumidores de cerveja e se servindo de uma diversidade de canais de distribuição, a marca que completa 10 anos em 2024 apresenta uma trajetória interessante na evolução de seu modelo de negócios.

Alguns dados relativos ao negócio da Hocus Pocus foram publicados em artigo recente do Valor Econômico que revelou que a cervejaria está projetando um faturamento de R$ 25 milhões em 2024, um crescimento de 67% frente aos R$ 15 milhões faturados no ano passado.

Lançada em 2014 dentro do grande boom das chamadas cervejarias ciganas cariocas, a Hocus Pocus vem avançando dentro de um mercado que vem mudando bastante ao longo de sua existência.


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A evolução da Hocus Pocus como cervejaria artesanal poderia ser analisada frente a 2 destaques dentro de sua trajetória: a construção de sua marca, através de um cuidado específico com o marketing desde cedo e o posicionamento de seu modelo de negócio ao longo do tempo, conjugando uma visão de futuro com ações de médio prazo que contribuísssem com esse objetivo.

Na construção de marca a Hocus Pocus investiu numa identidade autêntica com uma temática criativa que desde o início foi pensada como um grande ativo da empresa. Essa marca foi desdobrada para criação de um universo explorado intensamente em suas mídias, bares, rótulos, bares e eventos e que geram reconhecimento e reputação dentro do seu público alvo.

Já o modelo de negócio da Hocus Pocus foi transicionando de um inicial puramente baseado em produção terceirizada, para num segundo momento um investimento em bar próprio que gradativamente foi ganhando novas unidades. Outro ponto importante nesta rota foi o investimento em uma fábrica com escala o suficiente para alimentar seus bares e buscar espaço no grande varejo através da busca por expansão.

Hocus Pocus caminha para ultrapassar 100 mil litros produzidos por mês

O portfólio da Hocus Pocus foi acompanhando essa perpectiva de evolução do negócio com a inclusão de diferentes linhas e embalagens, algumas visando disputar preferência de um consumidor mais amplo, outras oferecendo rotas de satisfação de bebedores mais especialistas, o que ajuda a manter um interesse diferenciado na marca.

Atualmente além de seu portfólio fixo a marca realiza o lançamento de duas cervejas não pasteurizadas por mês, o que ajuda a reforçar o interesse de fãs mais engajados.

Nos rótulos de maior volume a cervejaria tem buscado de explorar um aumento de produção e consequente redução em custos fixos, através do planejamento de um segmento de portfólio que apele para uma classe de consumidor mais amplo presente principalmente no grande varejo.

Cabe mencionar que um outro ponto de diferenciação que a Hocus Pocus teve acesso foi uma parceria estabelecida com a Ambev em 2021, que viabilizou a participação de seus produtos em parte da distribuição da gigante. A parceria permite que a Ambev se torne sócia minoritária da microcervejaria num momento futuro.

A produção própria em sua fábrica no interior do Rio de Janeiro, que começou com capacidade de 40 mil litros por mês, já foi expandida e atualmente gira em torno de 90 mil litros mensais, e uma outra expansão já está em curso de forma que a cervejaria atinja a marca de 130 mil litros produzidos mensalmente.

Dos 90 mil litros mensais, 10% é vendido através dos 3 bares próprios da cervejaria, dois na cidade do Rio e outro na capital paulista. Um quarto bar da cervejaria será aberto em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro

Os outros 90% são vendido meio a meio através de canais de on-trade e off-trade, sendo a blonde ale com laranja Orange Sunshine a grande campeã de vendas da marca. Este rótulo tem recebido um trabalho específico para ampliação de sua distribuição em uma variedade de canais de vendas.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.