Hofbräu aposta em Blumenau: R$ 12,3 milhões para comandar biergarten da marca na cidade

Chegada da Hofbräuhaus em Blumenau reforça estratégia de expansão nacional da marca, aproveitando sinergia com Oktoberfest local

Blumenau vai ganhar um novo símbolo no segmento cervejeiro: a tradicional Hofbräuhaus alemã venceu a licitação pública para operar o Biergarten da Praça Hercílio Luz com um lance de R$ 12,3 milhões, e deverá investir adicionalmente cerca de R$ 1,5 milhão em reformas estruturais — com contrato de concessão previsto por 20 anos.

Esse movimento reforça uma estratégia mais ampla da Hofbräu de enxergar o Brasil como mercado prioritário — inclusive com a produção local já planejada em São Paulo — e usar casas emblemáticas, como a de Blumenau (e sua unidade em Belo Horizonte) como “embaixadoras” da marca no país. A escolha de Blumenau também evoca sua vocação cervejeira e calendário alemão — especialmente com a Oktoberfest, maior e mais tradicional festa germânica brasileira — em sintonia com iniciativas municipais locais para revalorizar o setor.

Hofbräu triplicou o valor minimo da licitação

A Prefeitura de Blumenau lançou edital para concessão do Biergarten da Praça Hercílio Luz para os próximos 20 anos, com valor mínimo de outorga previsto de R$ 4,32 milhões e exigência de investimento de ao menos R$ 1,5 milhão para reformas (que podem ser abatidas da outorga). Prefeitura de Blumenau

O resultado do pregão eletrônico, realizado em 14 de outubro de 2025, registrou 159 lances. A empresa Makkã Lounge Bar, representante da marca Hofbräuhaus, apresentou oferta de R$ 12,3 milhões — cerca de três vezes o valor mínimo estabelecido pela prefeitura — e garantiu a concessão.


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Após homologação, serão até 30 dias para assinatura contratual, 5 dias úteis para apresentação do modelo de negócio, 30 dias para início das obras e 180 dias para inauguração da operação.

A exigência formal de reforma estruturante deixa claro que não se trata apenas de adicionar uma marca ao local existente, mas entregar um ativo físico compatível com expectativas de alta visibilidade local e turística — e que será, de fato, um ponto focal no centro histórico.

Hofbräu no Brasil: da importação à produção nacional

Fundada no século XVI, a Hofbräu é uma das mais antigas cervejarias da Alemanha ainda em operação e desde o século XIX, pertence ao Estado da Baviera, sendo uma cervejaria estatal.

A entrada da Hofbräuhaus em Blumenau acontece em um momento estratégico para a marca no Brasil. A empresa já anunciou que passará a fabricar suas cervejas localmente, no Estado de São Paulo, sob controle da Bier & Wein — que licencia a produção e garante que os padrões alemães sejam mantidos.

Essa iniciativa elimina barreiras cambiais e custos de importação, ao mesmo tempo em que permite à marca ampliar sua distribuição nacional com mais competitividade.

Hoje, a única operação da marca no Brasil está em Belo Horizonte, mantida há cerca de 10 anos como restaurante / brewpub. A unidade completa está em fase de revitalização com aporte próximo de R$ 500 mil, e já se prepara para replicar formatos de expansão no país, com opções que variam de franquias completas a unidades mais enxutas (conceito “HB Concept”).

Com isso, Blumenau e BH passam a representar pontos estratégicos de marketing, experiência de marca e visibilidade regional — verdadeiros “cartões-postais cervejeiros” que ajudam a solidificar o posicionamento da Hofbräu no Brasil.

Internacionalização em resposta a um mercado alemão decrescente

A crise de consumo de cerveja na Alemanha serve de pano de fundo para esse tipo de movimento internacional. Em 2025, as vendas de cerveja no primeiro semestre caíram 6,3 %, chegando a cerca de 3,9 bilhões de litros — o menor nível em registros recentes.

Esse cenário fragilizado no mercado doméstico torna a aposta internacional não apenas atraente, mas necessária: exportação e presença global passam a ser alavancas fundamentais de receita e expansão para marcas históricas que veem seu mercado de origem em retração.

A Hofbräuhaus de Munique lidera o brand heritage global, e seu segmento “Hofbräu Worldwide” lista dezenas de unidades licenciadas pelo mundo como a de Belo Horizonte.

A maior parte dessas unidades se encontra na Europa, seguido pelos Estados Unidos que possuem 7 locais da HB no país e há ainda uma unidade na China. Todos esses locais, para além da cerveja, trazem uma experiencia da cultura bávara alemã como atração para clientes.

Blumenau apresenta sinergias com a Oktoberfest local

A escolha de Blumenau não é casual. Conhecida como um dos polos cervejeiros do país — e anfitriã de uma das principais Oktoberfests brasileiras — a cidade oferece um entorno simbólico ideal para a Hofbräu.

Nos bastidores, a municipalidade vem promovendo ajustes no regramento tanto da Oktoberfest quanto do Festival Brasileiro da Cerveja, com vistas a reservar espaço para cervejarias locais, preservar identidade regional e evitar que grandes marcas substituam (ou engulam) a cena local. Essa articulação municipal demonstra que Blumenau quer capitalizar sua tradição cervejeira sem abrir mão de protagonismo local frente a grandes marcas.

A presença de uma marca de prestígio internacional no centro histórico reforça a narrativa de Blumenau como “capital brasileira da cerveja” e pode impulsionar turismo, consumo premium e sinergias entre festivais, roteiros de bares e consumo fora de época.

Além disso, no calendário da festa, a unidade da Hofbräu em Blumenau pode funcionar como uma extensão fixa ou um ponto de atração permanente — criando fluxo e “permanência” para visitantes além dos dias oficiais da festa.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.