India Pale Lagers ganham espaço no mercado de cerveja americano

India Pale Lagers têm ganho espaço nos EUA. Foto: Instagram Stone Brewing

Publicidade
Uma junção entre as India Pale Ales e cervejas lagers, as India Pale Lagers (IPLs) sempre foram uma subcategoria da cerveja artesanal na última decada e recentemente lançamentos de IPLs têm lutado por espaço prateleiras nos EUA.

As cervejas lagers de fermentação mais fria e demorada dominam o mercado de cerveja no mundo.

Enquanto isso as IPAs de fermentação ale, mais rápida e de maior temperatura, e com grande adição de lúpulo, que conferem amargor e aroma à cerveja, lideram o segmento artesanal nos EUA. As IPLs combinam características lagers de fermentação com a carga de lúpulo de uma IPA.

Leia também: Vendas da Heineken batem no teto no Brasil em 2018, uma boa notícia para a cerveja artesanal

Lagers também merecem sabor

Ao longo dos anos as IPLs têm criado seu nicho de fãs e crescido lentamente em reconhecimento, sendo alvo de investimento de cervejarias artesanais independentes.

Publicidade

Em janeiro a Stone Brewing de San Diego California lançou a Stone Tropic of Thunder Lager, descrevendo-a como uma “lager para os amantes de IPAS”,sem chamá-la diretamente de IPL. Ela será adicionada ao portfólio permanente da Stone e estará disponível em todos os 50 estados americanos.

Dominic Engels, CEO da Stone, declarou “Mais de 75% das vendas de cerveja nos EUA são lagers, predominantemente das cervejarias gigantes. Então dada nossa características de desafiar convenções e nosso sucesso na categoria de IPAs resolvemos lançar o que carinhosamente chamo de uma ‘lager para os amantes de IPAs’. Ela é produzida com todo cuidado e possui sabores intensos, porque lagers também merecem sabor”.

A Stone estava buscando adicionar algo ao seu portfólio que fosse rico e direto ao ponto em sabores. Foi utilizado lúpulo Cashmere, uma variedade recente que eleva qualidades da cerveja ao adicionar notas de coco, pêssego e tangerina ao aroma com perfil similar no seu sabor.

Ligando caminhos entre mercados de cerveja
Fresh Perspective, IPL da Iron Fist Brewing Foto: Divulgação Iron Fist Brewing
IPL da Welwerks: Foto Facebook Weldwerks

A pequena cervejaria Iron Fist Brewing é comandada por Tom Garcia, ex-mestre cervejeiro da Stone, e lançou em janeiro a IPL Fresh Perspective que possui características de uma Pilsner clássica e um buquê floral vindo dos seus lúpulos.

Leia também: 5 Motivos para explicar porque a cerveja artesanal não é uma moda passageira

A Iron Fist Brewing tem redirecionado sua estratégia após nove anos de trabalho, usando lançamentos para focar em produtos exclusivos e de curta duração em seu tap room. Eles são lançados mensalmente on tap e numa edição limitada de 500 latas, dando vazão a diversas experimentações em pequenos lotes.

Outras IPLs que chegaram ao mercado recentemente incluem a Triboulet da Arches Brewing, uma lager com boa carga de lúpulo e a IPL da WeldWerks do Colorado que leva Citra, Mosaic e El Dorado como lúpulos.

Com diferentes abordagens de criação, nem todas as IPLs são iguais. Algumas buscam um perfil mais lager enquanto outras se aproximam do lupulado das IPAs. No entanto este é um estilo com o potencial de ligar o caminho de duas grandes categorias de cerveja, sendo uma ótima oportunidade para consumidores de lagers ampliarem seu paladar

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!