Indústria da cerveja foi a de maior crescimento de empregos nos últimos 10 anos no EUA

De acordo com dados analisados de publicação do site USA Today a indústria da cerveja foi a maior geradora de empregos nos EUA de 2009 a 2018

A economia norte-americana é uma das mais complexas e dinâmicas do mundo com alterações ocorrendo de forma constante.

Nesse ambiente econômico, o mercado de trabalho está mudando constantemente. Ao longo de apenas 10 anos, indústrias inteiras podem ser dizimadas, enquanto outras decolam, dobrando e até triplicando de tamanho. 

Usando dados do Bureau of Labor Statistics , uma publicação do site USA Today analisou as mudanças de emprego entre 2009 e 2018 para identificar as 25 indústrias prósperas da América. E o grande destaque foi a indústria da cerveja que ficou em primeiro lugar como a de maior taxa de crescimento de empregos no período.

Quanto menor e com maior foco local é uma microcervejaria, mais empregos por litro produzido ela tende a gerar. Esta ineficiência, sob uma ótica mais tradicional de produtividade, é o que permite a pequenas cervejarias possuírem maior flexibilidade e capacidade de inovação.


Leia mais:

Bar no rio ganha nanofábrica com investimento coletivo inovador


Mercado de cervejas premium cresce e ganha novas dinâmicas no Brasil


O números apresentados pelo USA Today mostram que a indústria da cerveja americana superou outros segmentos como serviços de entrega de comida por celular, produção de veículos utilitários e destilarias que também tiveram grande crescimento no número de empregos durante o período.

O crescimento de emprego na indústria da cerveja atingiu o patamar de 211%. Esta ascensão se deve principalmente pela explosão de popularidade de cervejarias artesanais com foco local, sendo que no período analisado o número de cervejarias em operação nos EUA cresceu 762%.

Abaixo seguem alguns dados sobre este crescimento de empregos no mercado de cerveja americano:

• Taxa decrescimento de empregos 2009-2018: +210,9%

•Número total de empregados: 77.911

• Salário médio anual: $45.007,00

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.