Infográfico: As maiores cervejarias do mundo de 2020

AB InBev, mesmo com queda, mantém domínio no volume de produção mundial de cerveja e Brasil teve crescimento em 2020 de acordo com relatório anual da alemã Barth Haas

A lista de maiores cervejarias do mundo do ano de 2021 foi publicada no relatório anual da empresa alemã Barth Haas, o maior comercializador de lúpulo, que todos anos compila dados sobre o mercado de cerveja do ano anterior

O relatório mostra como foi o desempenho anual de países e também dos principais grupos cervejeiros do mundo em relação ao seu volume de produção de cerveja.

Entre os grandes grupos cervejeiros estão, em maioria, aqueles que atuam no mercado de dezenas ou até mesmo centenas de países com escala de produção de milhões de hectolitros por ano e gerenciando um grande número de marcas.

O relatório apresentou também o efeito da pandemia do coronavírus sobre o volume de produção de cerveja no mundo de diferentes maneiras, a depender do nível de impacto da crise sanitária e das saídas encontradas pelas companhias para desenvolver seu fluxo comercial em maio aos seus obstáculos.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Entre as 5 maiores cervejarias do mundo houve apenas uma mudança na ordem da lista com a dinamarquesa Carlsberg assumindo a terceira posição no lugar da chinesa Snow.

Em primeiro lugar se mantém o conglomerado global AB InBev com produção de 467 milhões de hectolitros, o que corresponde a cerca de 26% da cerveja produzida mundialmente em 2021. Isso representa uma queda de 16,7% em relação ao volume produzido pela multinacional em 2020, quando segundo a Barth Haas ela foi responsável por 29% da produção mundial.

Maiores cervejarias do mundo de 2020

A Heineken, multinacional holandesa que possui operação no Brasil, permaneceu em segundo lugar em produção a nível mundial. O Grupo Petrópolis, único dos grandes grupos do mercado brasileiro com capital 100% nacional, também manteve sua posição em 2021, ficando em 11º lugar entre os maiores do mundo.

Conforme esperado, a produção mundial de cerveja em 2020 foi menor do que em 2019. A queda no volume não foi tão alto quanto o previsto, no entanto. Em outubro de 2020, o efeitos da pandemia COVID-19 eram esperados para fazer com que a produção diminua em 8 a 14%. No fim, no entanto, a produção mundial de cerveja em 2020 caiu 93 milhões de hectolitros ano contra ano, representando uma queda de 5%. 97 dos 172 países produtores de cerveja relataram um queda na produção. 37 países relataram crescimento.

Avaliando-se a ordem da lista dos cinco primeiros países em volume de produção de cerveja, não houve nenhuma alteração, onde permanecem China, Estados Unidos, Brasil, México e Alemanha, respectivamente nas primeiras posições. Mais da metade do volume do produzido de cerveja no mundo vem desses 5 países.

Maiores produtores de cerveja do mundo de 2020

A China teve produção de 341,1 milhões de hectolitros, uma queda de 9,4% em relação ao ano anterior. O Brasil, por outro lado, cresceu 5% sua produção de cerveja em 2020 de acordo com a Barth Haas, atingindo 151,9 milhões de hectolitros.

O volume em países da União Europeia como Reino Unido, Espanha e Alemanha declinou consideravelmente. Como um todo o volume de produção de cerveja na Europa caiu em 29 milhões de hectolitros.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.