A Cervejaria Colorado, fundada em Ribeirão Preto em 1996, é uma das microcervejarias com grande ligação ao início do mercado das cervejas artesanais do Brasil e chegou nesta semana a marca de 25 anos.
A trajetória da Colorado revela muitos fatores e dinâmicas que têm levado a expansão do segmento de cervejas artesanais e mostram como o mercado brasileiro de cerveja segue uma tendência internacional relacionada a este nicho para a bebida.
A Colorado foi planejada pelo seu fundador, Marcelo Carneiro, nos anos 1990 como uma forma de diversificar os negócios de sua família ligado ao segmento farmacêutico. Foi recomendado por amigos a Carneiro então, que já possuía interesse relacionado a cerveja, que viajasse para conhecer o mercado norte-americano de microcervejarias que estava numa fase crescimento explosivo.
O fundador da Colorado revela nas suas palavras que naquele momento ” O que era um interesse de negócio de negócio se transformou numa paixão” ao conhecer a cultura que os Estados Unidos estava desenvolvendo relacionado aos pequenos produtores de cerveja.
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Ao retornar ele decidiu criar um brewpub na cidade de Ribeirão Preto produzindo e vendendo diretamente para o público uma variedade de estilos de cerveja. Com o passar do tempo e aumento da demanda pelos produtos da marca a Colorado se expande passando a distribuir cervejas em garrafas.
Este mesmo movimento se replicou pelo Brasil quase que na mesma época em outras regiões, com destaque para o sul do país. Porém, uma das marcas da Colorado foi passar a destacar a valorização da adição de ingredientes nacionais a produção de suas cervejas como rapadura, mel e café, algo que começou a ser seguido por diferentes microcervejarias posteriormente.
Na fase em que iniciou distribuição, mais um fator importante que definiu a trajetória da cervejaria foi a construção de sua identidade visual que foi concebida pelo designer e cervejeiro norte-americano Randy Mosher e que está presente na comunicação da Colorado até hoje.
Em 2015 a Colorado foi adquirida pela Ambev, subsidiária da AB InBev, maior cervejaria do mundo. Interessante perceber que isso ocorreu dentro de uma estratégia que a multinacional global estava colocando em prática no mundo inteiro. Enquanto no Brasil além da Colorado foi adquirida também cervejaria a mineira Wals, durante este período a AB InBev comprou 6 cervejarias artesanais nos EUA.
Após a aquisição, a Colorado se tornou uma marca chave para o chamado portfólio de artesanais da gigante e tem passado por diversas fases de expansão de portfólio e agregou também ao seu modelo uma rede de bares chamados Bares do Urso presentes em diferentes cidades do país.
Atualmente a Colorado é a maior marca do portfólio de artesanais da AB InBev fora dos Estados Unidos, e sua tendência é continuar crescendo conforme o interesse do público por variedades de cerveja no Brasil permaneça avançando. Veja os detalhes no infográfico abaixo.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.