James Watt, co-fundador da Brewdog, deixa de ser CEO da empresa

Após 18 anos e dezenas de polêmicas acumuladas, o co-fundador da Brewdog James Watt está deixando sua posição de CEO da cervejaria escocesa

James Watt, o cofundador e CEO da BrewDog , deixará o cargo após 17 anos no comando da cervejaria e rede de bares escocesa.

Desde o ano passado Watt, que liderou a Brewdog de uma pequena cervejaria alternativa até uma das maiores cervejarias em vendas no Reino Unido, havia anunciado que deixaria seu cargo como CEO da empresa.

Ele agora será substituído pelo diretor de operações da empresa, James Arrow, que deverá se concentrar em devolver empresa deficitária a uma fase lucrativa.

Watt, que ainda detém 21% do negócio, passará para o recém criado cargo de “capitão e cofundador”, além de permanecer como diretor não executivo e também vai continuar aconselhando sobre estratégia.


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Um sobrevoo sobre a linha de produção da Brewdog Punk IPA


A saída de Watt ocorre após diversas controvérsias sobre o tratamento dado pela empresa aos funcionários, que dificultaram a sua antiga ambição de colocar a Brewdog dentro no mercado de ações.

O co-fundador da Brewdog declarou que está deixando seu cargo para ter mais tempo para amigos e família, além de se concentrar em novos investimentos da Brewdog.

O crescimento meteórico da Brewdog

James Watt e seu sócio, Martin Dickie, fundaram a BrewDog em 2006 na garagem da mãe de Dickie, batizando-a em homenagem ao falecido labrador de Watt, Sweep.

O crescimento meteórico da Brewdog baseado fortemente num modelo calcado num equity crowdfunding que financiou em mais de cem bares próprios espalhados pelo mundo apoiado por um marketing escandalizador.

Uma série de ações publicitárias chocantes, mas cuidadosamente orquestradas, ajudaram a empresa a cultivar a sua imagem autodenominada “punk”, que obteve muito sucesso entre os consumidores que abraçaram a “revolução da cerveja artesanal” do Reino Unido e rejeitaram as principais marcas corporativas.

Ao longo deste período a Brewdog alcançou a posição de de sétima maior cervejaria em vendas no Reino Unido e seus carro-chefe, Punk IPA, se tornou uma das cervejas mais populares do país.

Mais tarde revelações de um documentário ad BBC mostraram que Brewdog já buscou uma venda para Heineken na tentativa de buscar retorno para todo seu investimento ao longo dos anos.

A Brewdog foi parcialmente comprada pelo grupo de private equity norte-americano TSG em 2017 e tem ambições de realizar uma oferta pública na bolsa de valores, o que se reverteria em retorno financeiro para seus sócios investidores.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.