Japas Cervejaria marca 10 anos com collabs, festival e investimento em expansão internacional

Imagem: Cristiano Siqueira

A Japas Cervejaria está chegando a 10 anos de mercado com evento comemorativo e em um momento de ampliação de sua pegada fora do Brasil

A Japas Cervejaria chegou a 10 anos de mercado e está marcando este momento com 10 cervejas colaborativas com cervejarias de diferentes locais do mundo, enquanto passa por um momento de crescimento de sua atuação fora do Brasil.

Uma cervejaria comandada por 3 mulheres e que tem conquistado destaque no segmento com cervejas repletas de originalidade e com uma marca de design notável que tem recebido reconhecimento internacional.

A Japas se estabeleceu dentro do mercado de cervejas artesanais não só pela singularidade de suas cervejas, que costumam utilizar ingredientes de origem japonesa, mas também pela singularidade de sua marca que traz a união entre Japão e Brasil de forma cuidadosa, contemporânea e criativa na identididade visual.

A qualidade do design da Japas Cervejaria tem sido reconhecida inclusive em publicações internacionais do segmento tendo sido citadas, por exemplo, na coletânea Craft Beer Design que selecionou trabalhos de cervejarias ao redor do mundo que se destacam na construção da identidade visual de suas marcas.


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A Japas trabalha o seu portfólio com 6 rótulos fixos: Wasabiru (American Pale Ale com wasabi, 5,5%), Matsurika (Bohemian Pilsner com jasmim, 5%), Oishii (Witbier com gengibre e cascas de laranja, 4,7%), Neko (IPA, West Coast IPA, 5,7%), Onigiri (Rice lager sem glúten, 4,2%) e Hanami (Sour Ale com cereja, jasmim, hibisco e amêndoas, 4%). E além desses lança uma cerveja sazonal não pasteurizada por mês em latas 473 ml.

As 3 sócias fundadoras que comandam a Japas Cervejaria, as cervejeiras Maira Kimura, Fernanda Ueno e a designer gráfica Yumi Shimada (todas com ascendência nipo-brasileira) iniciaram o negócio em 2014, em um modelo de terceirização da produção que permanece até hoje e foi ampliado desde 2019 para os Estados Unidos.

No Brasil as cervejas da Japas são encontradas mais facilmente em diferentes tipos de pontos de venda em São Paulo e também em sua loja online que também oferece uma variedade de produtos da marca além da bebida.

Para comemorar os 10 anos em atividade, a Japas produziu uma série de colaborações, dez no total, com cervejarias do Brasil e de outros locais do mundo. Além disso irá também lançar uma cerveja de aniversário chamada Kanpai, uma grape ale que estará disponível no Brasil e nos Estados Unidos.

A Japas Cervejaria também promoverá um evento comemorativo no parque Ibirapuera em São Paulo em outubro onde boa parte das colaborativas estarão presentes, bem como outras cervejas da marca e também diferentes atrações.

Japas Cervejaria investe em expansão de sua presença internacional

Desde de 2019 presente no disputadíssimo mercado de cerveja artesanal dos Estados Unidos, a Japas tem expandido sua presença norte-americana.

Ao longo desses 5 anos nos EUA a Japas Cervejaria iniciou com vendas em 3 estados e agora já conta com seus produtos sendo vendidos em 10 estados do país: Colorado, California, Nova York, Florida, Massachusetts, Rhode Island, Michigan, Oregon, Pennsylvania and Wisconsin.

O modelo de negócio da Japas nos EUA funciona em parceria com a empresa Beerternational que faz a gestão da produção terceirizada da marca em uma fábrica em Chicago, em seguida distribuidoras tem se interessado em levar a Japas para as diferentes regiões onde suas vendas já estão ativas. A Beerternational trabalha em um modelo parecido com cervejarias de outros países dentro do mercado norte-americano.

Mais recentemente, a Japas também deu início a produção de cerveja em modelo terceirizado em Taiwan, na Ásia.

Já em seu trabalho no Brasil a Japas tem mencionado a intenção de investir em seu primeiro estabelecimento físico, criando um novo canal de conexão direto com o consumidor final, para além do online.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.