Gigante japonesa Kirin compra mais uma cervejaria artesanal nos EUA

Gigante cervejeira japonesa Kirin aumenta investimentos no mercado de cerveja artesanal dos EUA coma compra da Bell’s Brewery

A multinacional cervejeira japonesa Kirin anunciou a compra de mais uma cervejaria artesanal nos Estados Unidos, a Bell’s Brewery, ampliando sua influência no maior mercado do segmento no mundo.

A Bell’s Brewery entrou no mercado em 1985, pertencendo a uma da primeiras gerações de cervejarias artesanais independentes dos EUA, que ajudaram a pavimentar o caminho para as milhares existentes atualmente no país.

Na última semana, o mercado cervejeiro norte-americano recebeu a notícia da aquisição de mais uma cervejaria artesanal, com a Bell’s Brewery anunciando sua venda para a Lion, uma subsidiária australiana da Kirin, gigante cervejeira com sede no Japão. Sob o comando da Lion, a Bell’s se juntará à New Belgium , uma pioneira da cerveja artesanal nos EUA que foi vendida para a Lion / Kirin em 2019.

A Bell’s, também uma pioneira entre as cervejarias artesanais independentes inaugurada nos anos 1980, teve seu capital 100% adquirido pela Lion, a venda será totalmente concluída nos próximos meses. Com a operação a Bell’s perde seu status de cervejaria artesanal de acordo com os critério utilizado pela Brewer’s Association, associação que defende os interesses das cervejarias artesanais dos Estados Unidos.


Leia mais:

Uma história ilustrada do mercado de cerveja artesanal nos EUA


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“Essa decisão acabou se resumindo a dois fatores determinantes. Primeiro, o pessoal da New Belgium compartilha nosso firme compromisso com a arte da cerveja e com a forma como construímos nosso negócio, priorizando a comunidade. Em segundo lugar, era a hora certa. Venho fazendo isso há mais de 36 anos e recentemente lutei contra alguns problemas graves de saúde. Quero que todos os que amam esta empresa como eu saibam que encontramos um parceiro que realmente valoriza nossa cerveja incrível, nossa cultura e a importância de nossas raízes aqui em Michigan. ” comentou em comunicado oficial,  o fundador e CEO da cervejaria Larry Bell.

Com o anúncio, entre as 10 maiores cervejarias artesanais norte-americanas, permanece como um negócio familiar apenas a Sierra Nevada, a terceira maior do país. A Bell’s Brewery ocupava o sétimo lugar dessa lista.

Kirin cresce sua presença no mercado da cerveja artesanal dos EUA

Manter o negócio das grandes cervejarias artesanais independentes dos EUA, que podem produzir até cerca de 700 milhões de litros por ano de acordo com a Brewers Association, tem sido cada vez mais complexo. Trocas de geração, necessidade de capital financeiro entre outros motivos tem tornado essas cervejarias suscetíveis a aquisição por grandes cervejarias ou outras grandes empresas.

A Kirin, através de sua subsidiária Lion, tem utilizado essa abertura para crescer no mercado de cerveja artesanal norte-americano, o maior do segmento no mundo. A Lion no início possuía negócios restritos a Ásia e Oceania e agora tem investido em seu crescimento na América.

Além de New Belgium e agora Bell’s, onde é proprietária total das marcas e seus ativos, a Kirin também possui um investimento minoritário na nova-iorquina Brooklyn Brewery.

Outras gigantes cervejeiras que adentraram no mercado norte americano de cerveja artesanal através de aquisições incluem a japonesa Sapporo que comprou a Anchor Brewing em 2017, a Heineken que comprou a californiana Lagunitas em 2015, além de Constellation Brands, Molson Coors e AB InBev que possuem juntas mais de uma dezena de cervejarias anteriormente independentes.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.