Microcervejarias gaúchas ganham redução de carga tributária em 2020

Governo do Rio Grande do Sul reduziu da carga tributária no cálculo da Substituição Tributária visando aumentar competitividade de microcervejarias do estado.

No encerrar de 2019 o governo do Rio Grande do Sul anunciou que reduziu a carga tributária de microcervejarias do estado em relação a substituição tributária do ICMS.

O Decreto Estadual nº 54.966 de 27/12/2019, reduz a alíquota utilizada no cálculo da substituição tributária de 27% para 13% para o período entre 1º de abril e 31/12/2020.

O benefício de destina apenas a cervejarias com produção mensal de até 200 mil litros.

A redução da carga tributária ocorre num nível bastante relevante, permitindo as microcervejarias gaúchas enquadradas no decreto ganhar espaço para praticar preço mais competitivos ou capturar margens para melhor equilíbrio financeiro


Leia mais:

Cervejarias ciganas se espalharam pelo Brasil em 2019


Cervejaria Dogma investe R$ 2 milhões na construção de fábrica própria em São Paulo


A redução da carga tributária para microcervejarias é um dos pilares mais importantes para expansão da atuação deste segmento de negócio pelo mundo.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.