A Pabst Blue Ribbon, tradicional marca de cerveja do mercado dos Estados Unidos, tem investido na entrada de sua marca Brasil através de um sistema de produção terceirizada no estado de São Paulo e investimento em marketing através de canais digitais.
A cerveja tem buscado se posicionar com uma imagem urbana e que valoriza uma identidade norte-americana para atrair consumidores através de um apelo de marca internacional se aproximando da linguagem que tem sido utilizada no mercado de cervejas premium do Brasil.
A Pabst Brewing Company é a 5ª maior cervejaria dos Estados Unidos e não se enquadra na categoria de artesanais segundo o critério da Brewers Association por extrapolar o volume de produção anual estipulado pela entidade. No mercado de cerveja dos EUA a Pabst está atrás em volume de produção da AB InBev, Molson Coors, Constellation Brands e Heineken USA, respectivamente.
O Brasil entrou na sua rota de expansão internacional e hoje o país figura entre os principais mercados nos planos da marca, provavelmente pelos números de crescimento do mercado de cervejas premium, segmento onde cervejas com apelo internacional do estilo lager podem buscar se posicionar.
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A Cervejaria NewAge, especializaada na terceirização da produção de diferentes bebidas, fica responsável pela produção e distribuição da Pabst Blue Ribbon no Brasil seguindo a receita original da marca, a mesma produzida nos EUA e mundialmente. A Cervejaria NewAge faz parte da NewAge Bebidas, tradicional indústria de bebidas do Interior de São Paulo, com mais de 30 anos de mercado e localizada em Leme.
Importante destacar que mesmo nos Estados Unidos uma importante parcela da produção dos diferentes rótulos da Pabst já foi realizada sob modelo de terceirização e, recentemente, foi está sendo convertido para produção própria após aquisição de uma das fábricas da Molson Coors no ano passado.
O primeiro rótulo produzido no país será o ‘Original’, uma tradicional American Standard Lager, leve com 4,5% de graduação alcoólica.
Uma das estratégias fundamentais para expansão no segmento que circunda as cerveja premium, o que parece o objetivo da Pabst no Brasil, é a da expansão de reconhecimento através de patrocínio de eventos culturais e também de merchandising em pontos de venda, algo que deve estar na mira da marca.
Com isso, possíveis parcerias com esse direcionamento devem gerar oportunidades de negócio com a marca norte-americana no Brasil.
A chegada da Pabs guarda alguma semelhança com início da atuação da espanhola Estrella Galícia há alguns anos atrás, que também busca se alavancar dentro do crescimento de cervejas premium no Brasil, mas cujo o planejamento já está em outra fase no país.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.