Imagem: Alexandre Macieira
A Rua da Cerveja na cidade do Rio de Janeiro ganhou no final de março a sua segunda cervejaria com a entrada em operação da Piedade Cervejaria que possui a maior fábrica do pólo cervejeiro que está sendo criado no centro da capital fluminense.
A Piedade Cervejaria existe desde 2016 e ao ingressar na Rua da Cerveja está alterando profundamente o seu modelo de negócio que anteriormente possuía foco na produção para outras marcas através de terceirização e agora terá uma parcela relevante de sua produção para venda direta através de seu restaurante próprio.
A Rua da Cerveja é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde através de incentivo financeiro está se buscando criar um polo com diferentes cervejarias em uma rua histórica do centro da cidade.
O projeto apresenta inúmeros desafios conforme análise já publicada pela Catalisi, mas é uma oportunidade para que o Rio possa alavancar seu cenário de microcervejarias locais que é bastante defasado em comparação com outros grandes centros do sul/sudeste do Brasil.
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A Piedade Cervejaria é a segunda cervejaria a abrir a suas portas na Rua da Cerveja e é a que possui a maior fábrica do polo cervejeiro tendo capacidade de produção de cerca de 40 mil litros por mês.
A inauguração do empreendimento contou com a abertura do bar/restaurante da cervejaria que conta com 11 torneiras em seu salão, além de balcão e outras torneiras voltados para a calçada no estilo dos botecos cariocas. O espaço tem capacidade para 100 pessoas na área interna e mais 50 na área externa. Num futuro próximo a casa contará também com um terraço onde poderão ser promovidos eventos.
A fábrica da Piedade será transferida para o mesmo onde se encontra o restaurante nos próximos meses, no momento ela ainda continua operando no bairro de mesmo nome da cervejaria localizado na Zona Norte do Rio.
A Piedade Cervejaria foi criada em 2016 e foi planejada para funcionar como fábrica para as chamadas marcas de cerveja cigana que se proliveravam naquela época na cidade e desde então teve foco em atender marcas terceiras com produção de cerveja e algumas outras bebidas.
Com a transição para a Rua da Cerveja a Piedade está iniciando uma nova fase do modelo de negócio onde aproximará sua marca do público consumidor em seu restaurant explorando as vantagens da venda direta. A evolução deste caminho abre a possibilidade da Piedade ocupar outros espaços através de produto embalado.
Um das oportunidades que a cervejaria poderá explorar neste momento será a proximidade com a praça Tiradentes, área que conta com um fluxo estabelecido de pessoas para eventos culturais e conseguir atrair uma parcela deste público para a nova casa.
O restaurante da Piedade conta com carnes e legumes defumados artesanalmente no próprio local com a ideia de estabelecer um diferencial no cardápio através disso.
Para esta missão a `Piedade estabeleceu uma parceria com a cozinha de uma rede de trucks que contam com defumados próprios que passou a produzir seus defumados dentro da nova casa na Rua da Cerveja.
A ideia é ofercer uma cardápio de comidas que abranja opções para o almoço e happy hour visando atrair uma variedade de público para seu espaço no centro da cidade.
“Estamos muito felizes em fazer parte dessa renovação do centro do Rio que é a Rua da Cerveja. A Piedade tem a proposta de oferecer uma cerveja artesanal acessível para todos e uma culinária deliciosa, combinados com o espírito de botecagem carioca que representa muito esta cidade maravilhosa” declarou Rene Saleme, sócio e fundador da Piedade Cervejaria.
Mais 7 cervejarias (Candanga, Búzio/Tio Ruy, Hoperárias, Arkan e Kranz Bier, Sundog, Jourdan Bière) ainda estão para abrir as portas na Rua da Cerveja no Rio, daquelas que assinaram contrato após participação do edital promovido pela prefeitura da cidade.
A Prefeitura do Rio também anunciou na época de lançamento do edital a promoção da requalificação urbana da rua crianda uma Boulevard na Rua da Cerveja que contaria periodicamente com atrações, obra esta que ainda não foi iniciada.
A Rua da Cerveja faz parte de um projeto maior do poder público municipal carioca chamado Reviver Centro que conta também com projetos de fomento a cultura e ao mercado imobiliário da região.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.