Prefeitura do Rio de Janeiro buscará criar polo cervejeiro no centro histórico da cidade

Prefeitura do Rio irá criar projeto para fomentar surgimento de polo de cervejarias em área histórica do centro da cidade

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro promoverá reunião no mês de setembro para apresentar projeto e angariar ideias sobre a criação de um Pólo Cervejeiro no centro da cidade.

A ideia é oferecer maiores incentivos para negócios ligados à produção e comercialização de cervejas em uma rua histórica localizada no centro do Rio num projeto chamado Rua da Cerveja.

A Rua da Carioca é uma rua histórica do centro do Rio de Janeiro cuja a origem data do final do século 17, mas recebeu seu nome atual na metade do século 19.

O endereço se tornou famoso por possuir diversas lojas tradicionais, sendo muitos deles restaurantes, mas que desde a metade dos anos 2010 se esvaziou devido a crise econômica e e teve o problema agravado com a pandemia, com boa parte de seu comércio fechado.


Leia mais:

Lei para facilitação da instalação de microcervejarias ganha aprovação no Rio

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


Polo cervejeiro faz parte de projeto de revitalização do centro do Rio

A prefeitura está buscando soluções para devolver maior dinâmica ao centro da cidade do Rio e com isso criou recentemente o Reviver Centro, projeto balizado por consultas públicas que mira a recuperação social, financeira e urbanística da área central da cidade.

Parte do Reviver Centro tem se destinado a conversão de prédios comerciais antigos em edifícios residenciais ou mistos, com a utilização de incentivo fiscal.

O projeto da prefeitura também irá buscar a economia local dessa parte da cidade, e a criação da Rua da Cerveja, que ocupará rua da Carioca, faz parte disso.

Muitos dos imóveis da rua da Carioca foram comprados pela imobiliária Sérgio Castro Imóveis. Estes sobrados históricos possuem entre 300 e 400 m² de área e tem preço de aluguel entre 9 e 15 mil reais por mês.

Através do Reviver Centro, a Secretária de Desenvolvimento Econômico deseja transformar a Rua da Carioca num Polo Carioca de Cervejarias Artesanais.

Como meio de fomentar o projeto vão ser oferecidos incentivos especiais para ocupação dos imóveis por produtores e empreendedores do setor cervejeiro.

O Projeto Rua da Cerveja terá uma reunião para apresentação inicial a interessados neste mês de setembro de 2023.

O poder municipal do Rio de Janeiro tem criado recentemente legislação específica para fomentar mercado cervejeiro na cidade.

Foi aventada também a criação de um empreendimento chamado Cidade da Cerveja, mas que até o momento não sei nenhum sinal de concretização.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.