A cidade de Niterói, localizada região metropolitana do Rio de Janeiro, está investindo em seu programa de fomento para impulsionar o mercado cervejeiro independente local
A prefeitura da cidade tem trabalhado tem trabalhado em diversas frentes, reformulando leis e organizando instituições públicas para promover o turismo, produção e consumo de suas cervejarias locais, bem como também de bares ligados ao mercado da cerveja artesanal.
A cidade tem, atualmente, 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo levantamento do Programa Desenvolvimento dos Projetos Aplicados, convênio entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A cidade também conta com 7 fábricas de cerveja, 4 fábricas em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos e é uma das apostas da cidade para a retomada econômica pós-pandêmica.
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A articulação entre o chamado “ecossistema cervejeiro” e entidades públicas, como já comprovado internacionalmente, é uma das alavancas fundamentais para desenvolvimento do mercado cervejeiro independente contribuindo para valorização da economia local através de empregos, ampliando o turismo e amadurecendo a cultura cervejeira junto ao público
A nível municipal esses movimentos são fundamentais pois uma série de temas de regulação que viabilizam o crescimento do mercado cervejeiro estão sob a gestão dentro das cidades.
É interessante perceber que as ações para promover o mercado da cerveja independente depende não só de alterações em leis mas também programas de fomento que valorizem o trabalho realizado localmente.
Na parte de desenvolvimento de programas, as parcerias com instituições de ensino, como Universidades Federais, auxiliam no monitoramento e planejamento das ações que podem impactar positivamente o desenvolvimento do mercado cervejeiro local.
Em Niterói, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e presidente da Comissão Niterói Cervejeira, Lindalva Cid, explicou que o município tem a lei 3.288/2017, regulamentada pelo decreto 12.916/2018 que dispõe sobre licenciamento da atividade de microcervejarias e respectivos bares cervejeiros em Niterói.
“Com a lei, Niterói reconhece e valoriza a fabricação de cerveja artesanal na cidade, estimulando a produção, de acordo com boas práticas socioambientais e sanitárias com foco em iniciativas limpas, sustentáveis, não geradoras de impactos ambientais, urbanísticos e sociais. Além disso, a comissão avalia e premia as cervejarias com o Selo Niterói Cervejeiro”, disse Lindalva.
O Selo Niterói Cervejeiro é concedido pelo governo municipal de Niterói às cervejarias que respeitam aos valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade, participam de programas de capacitação e qualificação de profissionais cervejeiros, adotam práticas sustentáveis e não agressoras ao meio ambiente e possuem visitação pública à unidade produtora de cerveja num diálogo direto estabelecido entre produtor e consumidor.
O Niterói Cervejeiro está inserido no plano estratégico Niterói Que Queremos, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em relação a Emprego Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis, além de possuir valores e critérios em sincronia com a agenda Ambiental, Social e de Governança (ESG (Environmental, Social and Governance).
O tour foi realizado no ônibus elétrico, em fase de teste na cidade. A ideia, segundo a subsecretária Lindalva, é levar um público que geralmente não utiliza este modal a conhecer o meio de transporte como uma alternativa de transporte eficiente e sustentável.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.