A cervejaria niteroiense Noi anuciou a diversificação de sua atuação no mercado de bebidas com a inauguração da Distilleria Noi, marca que passará a atuar no mercado de destilados em paralelo com suas cervejas artesanais.
O mercado de destilados já bastante explorado por microcervejarias nos Estados Unidos nas últimas décadas e a tendência tem crescido bastante no Brasil recentemente.
“Pouca gente sabe, mas muito antes de pensar em produzir cervejas artesanais, Osmar Buzin, sócio-fundador da Noi, já tinha na história da família a produção de destilados. Seus bisavós, recém-chegados da Itália, se estabeleceram no Rio Grande do Sul e tinham na cachaça e na grapa – aguardente de uva – um reforço na renda. Agora, cento e quinze anos depois, a Noi faz um retorno às origens e inaugura a Distilleria Noi.” divulgou a marca no anúncio oficial sobre sua destilaria.
A destilaria da Noi inicia suas operações com capacidade de produzir até 14 mil litros por mês, a unidade de produção foi instalada na fábrica da cervejaria, em Itaipu, Niterói. O primeiro lançamento está programado para chegar ao mercado já em novembro. A Distilleria Noi, assim como parte da fábrica de cerveja, pode ser vista pelos clientes do restaurante Noi Itaipu, uma das unidades de restaurantes próprios da marca.
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“Nós fomos criados sabendo dessa ligação da nossa família com destilados e já pensávamos em trabalhar com isso há algum tempo. Em 2019, investimos na compra dos alambiques e tanques e começamos os testes de receitas. Depois veio a crise em 2020 e tivemos que segurar essa novidade. Não foi fácil controlar a ansiedade. Temos confiança que o mercado de bebidas vai seguir melhorando, e chegou a hora de apresentar a Distilleria Noi para nossos clientes e amigos”, explica Bárbara Buzin, diretora da Noi.
Para Guilherme Zanin, mestre cervejeiro e responsável pela destilaria, o novo negócio andará em paralelo à cervejaria. “Nós sempre vamos fazer cervejas, isso é um fato. Porém, com a criação da Distilleria Noi, mostramos que, mais do que lançar um novo produto, queremos ter uma linha cada vez mais completa de bebidas, que será expandida com o tempo”, comenta Guilherme.
Nos últimos meses o número de microcervejarias brasileiras que tem expandido atuação para o mercado de destilados tem crescido. A maior parte das marcas que realizaram esse movimento se encontra em Minas Gerais e focam bastante na produção de gin, um destilado que tem crescido em consumo em diversas partes do mundo, com destaque para o Brasil.
A Noi é a primeira marca do estado do Rio a seguir nesta direção ao passar a complementar seu portfólio com destilados. A sinergia entre a produção de cerveja e destilados artesanais existe, principalmente pela possibilidade de compatilhamento de uma série de equipamentos no ambiente industrial e também de canais de venda já estabelecidos.
Como um dos atrativos, os destilados podem oferecer margens bem maiores e entrada em canais específicos para o seu segmento, mas requer cuidados e investimentos também bem diferenciados no sentido de construção de marca e público.
“Nós vamos produzir o que a nossa imaginação (e o mercado) permitir. A ideia não é ficarmos apenas em um tipo de destilado. Queremos estar nos principais balcões do país. Os destilados ampliam nosso publico potencial por conta dos consumidores de drinks e de novas ocasiões de consumo. ” comentou a Noi sobre a novidade
Outra possibilidade presente com a disponibilidade de uma destilaria é o investimento numa linha de drinks prontos embalados, segmento que também tem ganho novas marcas no Brasil e já possui um mercado mais avançado nos Estados Unidos, onde muitas microcervejarias tem escolhido investir.
“É uma possibilidade real, a de adentrarmos no mercado de drinks em lata. Podemos ter novidades sobre isso muito em breve.” comentou a Noi quando perguntada sobre o tema.
Sobre a Noi
Noi significa “Nós” em italiano, e isso resume a essência da marca. Fundada em 2008, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, a Noi é uma empresa familiar de origem italiana que tem orgulho de trabalhar duro em busca da excelência. A marca completa treze anos em 2021 e é dividida em três frentes. A gastronomia, que soma onze casas, entre restaurantes, bares e quiosques, nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Búzios e Itaperuna, sendo três delas abertas em 2021, a cervejaria, que mantém uma linha de 19 rótulos e o título de cervejaria artesanal mais premiada do Rio de Janeiro, com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, e a Distilleria, responsável pela linha de bebidas destiladas da marca.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.