Spaten: Ambev renova com Oktoberfest Blumenau até 2029 por R$ 38 milhões

Foto: Tomazzon/Agência Guru

Após disputa muito acirrada Ambev ganha concorrência para patrocinar a Oktoberfest Blumenau, a maior das Américas, por 6 anos.

A Ambev renovou no início do mês de maio o contrato como cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau pelo período de 6 anos, e utilizará o evento como uma plataforma para promover a marca Spaten, cerveja do portfólio da multinacional de origem alemã.

A vitória da Ambev no processo licitatório para patrocínio do evento se deu após uma disputa muito acirrada com a Heineken, segundo maior grupo cervejeiro do mercado brasileiro. A concorrência apresentou uma série de recursos questionando decisões anteriores, até que a decisão final fosse tomada.

Com a vitória, a Ambev terá o direito de explorar o evento e se associar a marca da Oktoberfest Blumenau, o maior festival do gênero nas Américas, desembolsando R$ 5,11 milhões por ano de contrato, além de adicionalmente investir R$ 7,7 milhões para construção de um boulevard na Vila Germânica, local tradicional da realização da festa na cidade catarinense.

Desse modo, ao longo dos seis anos de patrocínio do evento, a Ambev irá pagar no total R$ 38,4 milhões para ser a cervejaria oficial da Oktoberfest, da 38ª até a 43ª edição.


Leia mais:

Oktoberfest Blumenau tem lucro recorde de R$ 7,5 milhões em 2022


Ambev continua crescendo e já projeta core plus chegando a 25% de sua receita


Ao longo do processo de disputa pelo direito de patrocinar a festa Ambev e Heineken fizeram um verdadeiro leilão, que terminou com a última proposta da Ambev, no valor de R$ 5,11 milhões por edição. O valor foi aproximadamente equivalente a duas vezes o mínimo definido pelo município de Blumenau, de R$ 2,83 milhões.

O evento de 2022, o primeiro ocorrido a após a pandemia, teve também como cervejaria oficial a Ambev após ganhar licitação com oferta de R$ R$ 2,55 milhões. Desde a edição passada a marca histórica Spaten, pertencente a multinacional, e originalmente de Munique, na Alemanha, passou a ser a cerveja oficial do evento

A marca desembarcou no Brasil em 2021, passando a contar com produção no Brasil em algumas fábricas da gigante. Spaten passou a integrar um segmento do portfólio da Ambev chamado de “core plus” intermediário entre os produtos mais tradicionais da empresa e o segmento premium

Ambev irá utilizar Oktoberfest Blumenau para consolidar a marca Spaten

A Oktoberfest Blumenau se tornou um palco importante para que a Ambev representasse a conexão entre Brasil e Alemanha.

Com a tradição e associação a qualidade de cerveja alemã muito forte entre o grande público brasileiro consumidor da bebida, associar a Oktoberfest mais famosa do Brasil a marca Spaten é um reforço de reconhecimento e valorização interessante para a cervejaria.

“Estamos ansiosos para repetir esse ritual, que para mim foi uma grande honra na edição passada. É com muito orgulho que continuaremos a fortalecer o vínculo cervejeiro entre Brasil e Alemanha, com o estilo Spaten de ser forte”, comenta Joice Carvalho, Head de Marketing da marca.

Em 2022 o consumo de chope na Oktoberfest Blumenaufoi de 683.300 litros de chope aproximadamente, incluindo as vendas para o público, camarotes e restaurantes da Vila Germânica. A receita total do evento foi de R$ 21,8 milhões, com um lucro de R$ 7,5 milhões. O ticket médio do evento por visitante foi de R$ 73,64, um aumento de 36%, se comparado ao da edição anterior em que cada visitante gastou uma média de R$ 54,13.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.