Oktoberfest Blumenau tem lucro recorde de R$ 7,5 milhões em 2022

Foto: Tomazzoni/Agência Guru

Com superioridade de público feminino Oktoberfest Blumenau, maior festival do gênero nas Américas, bate recorde de lucro na edição de 2022

A 37ª Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, divulgou esta semana que obteve lucro recorde em sua história no ano de 2022 atingindo R$ 7,5 milhões.

O resultado foi apresentado nesta semana juto a outros dados financeiros, pesquisa e balanço socioambiental foram do tradicional evento catarinense.

Maior festa gemânica das Américas, a Oktoberfest Blumenau teve um público de 634.701 pessoasao longo de 19 dias, o maior desde 2009. A Oktoberfest deste ano marcou também o retorno do evento desde a eclosão da pandemia do coronavírus em 2020.

O consumo de alimentação nesta edição foi de 562.603 itens, número 8,8% superior ao de 2019, quando foram consumidos 516.704 produtos de gastronomia. Com relação ao consumo de chope foram 683.300 litros de chope aproximadamente, incluindo as vendas para o público, camarotes e restaurantes da Vila Germânica. Em 2019, foram 608.068 litros da bebida. Nota-se um aumento de 12.37% em relação à última edição.


Leia mais:

O ranking das IPAs mais vendidas no maior e-commerce dos EUA


Ambev continua crescendo e já projeta core plus chegando a 25% de sua receita


A festa gerou uma receita de R$21.763.506,12, que engloba venda de ingressos, comissão de venda, permissão de uso e patrocínios. O ticket médio do evento por visitante foi de R$ 73,64, um aumento de 36%, se comparado ao da edição anterior que cada visitante gastou uma média de R$ 54,13.

Em 2022 a patrocinadora da Oktoberfest passou a ser a Ambev que ganhou a licitação para associar sua marca ao evento, aproveitando para associá-lo a sua marca de cerveja tradicional alemã Spaten. A multinacional investiu R$ 2,55 milhões para ser o patrocínio oficial da Oktoberfest Blumenau.

O evento contou também com número recorde de participação de sete cervejarias artesanais independentes regionais que contaram com espaços dentro da Vila Germânica para comercializar seus produtos.

Maior número de mulheres e metas ambientais foram destaques nos resultados da Oktoberfest Blumenau

A 37ª Oktoberfest Blumenau também se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental.

Uma das missões do projeto sustentabilidade foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019. Além do compromisso com o plantio das árvores, com a recuperação de uma área de 100.000 m², a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau recolheu 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa.

Durante os 19 dias de festa foram recolhidos 140,71 toneladas de resíduos (78,75 t de orgânico e 61,96 t de reciclável), além da coleta de 2.920 litros de óleo das cozinhas do evento. “Essa com toda certeza foi a maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina. Tivemos 100% dos resíduos da Oktoberfest 2022 reaproveitados para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e fizemos a destinação correto do óleo. Demonstramos que é possível, um evento do tamanho da Oktoberfest, também deixar um legado de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza.

Na pesquisa de satisfação realizada 98,5% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento.

 O perfil do público do evento apontou superioridade de mulheres, com 67,8% segundo o levantamento, contra 32,2% de homens. Já a faixa etária predominante dos visitantes foi de 30 a 39 anos, com 30,9%, seguido de 40 a 49 e 25 a 29 anos, com 23,3% e 14%, respectivamente.

“A presença de turistas atraídos pela nossa Oktoberfest foi fundamental para um setor que foi fortemente afetado pela pandemia. A festa faz girar a economia da cidade, impactando positivamente não somente nos setores do turismo, mas toda uma cadeia econômica que se beneficia com a promoção da maior festa alemã das Américas”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt no site do evento.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.