Three Monkeys leva linha gastrômica para latas; Hocus Pocus lança Imperial Pastry Stouts em garrafa e Colorado lança cerveja com Alceu Valença

Veja alguns lançamentos que se destacaram essa semana

Three Monkeys leva suas experimentações com Russian Imperial Stouts e com linha gastronômica para latas
Hocus Pocus lança Imperial Pastry Stouts em garrafa.
Ambev amplia imagem de brasilidade com cerveja-homenagem a Tropicana de Alceu Valença.

Three Monkeys lança sua linha de ultra experimentações em lata

A cervejaria cigana carioca Three Monkeys lançou em latas as cervejas ultra experimentais que geraram alvoroço no último festival Mondial de la Biere Rio.

Essas cervejas contemplam duas linhas, uma voltada para experimentos com bases de cervejas ácidas estilo gose utilizando adicionalmente ingredientes gastronômicos como mostarda, tinta de lula e curry e outra usando a Paranoid, uma Russian Imperial Sout, com adição de diversas infusões como coco, baunilha e até pipoca doce.

“Uma das inspirações dessas linhas é o de materializar o posicionamento da Three Monkeys de buscar experiências incríveis através da quebra de barreiras” declarou um dos fundadores da marca, Léo Gil.

Outras cervejarias já tiveram suas linhas dedicadas ao mercado high end com experimentações semelhantes a da Three Monkeys em outras partes do mundo como a americana Dogfish Head, a dinamarquesa/americana Evil Twin e a sueca Omnipollo ao introduzir insumos improváveis à receitas de suas cervejas, sempre gerando espanto e muita exposição.


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Hocus Pocus lança Pastry Stouts em garrafa

Lançadas originalmente apenas em chope as Imperial Pastry Stouts da cervejaria Hocus Pocus, Elephants` Graveyard e Stone Ape Theory ganham envase em garrafas de 375ml.

A Elephants` Graveyard leva bastante amendoim e chocolate envoltos em 13% de teor alcoólico. A busca por um forte aroma de amendoim foi complexa de se atingir, o que demandou muito estudo e experimentos na produção da Hocus Pocus.

A The Stoned Ape Theory é uma Imperial Pastry Stout muito densa, levando uma quantidade muito grande de chocolate e banana na maturação, e seus 13% de teor alcoólico trazem um leve calor que equilibra essa “sobremesa” em forma de cerveja.

A cervejaria Hocus Pocus passou a produzir 100% de suas cervejas em sua nova fábrica recentemente.


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Colorado cria cerveja que homenageia a música Morena Tropicana de Alceu Valença

A estratégia da Colorado, uma marca da multinacional Ambev, tem sido a de explorar o tema brasilidade em seu posicionamento através principalmente da comunicação de utilização de ingredientes ligados ao Brasil na mente do público como café e rapadura.

Numa ação interessante, a Colorado decidiu agregar um fator cultural a esta estratégia ao realizar uma homenagem a música Tropicana de Alceu Valença que destaca frutas como umbu e cajá, utilizadas na nova lager que conta com uma charge de Alceu no rótulo.

A agência idealizadora da “Colorado – Morena Tropicana” é a BFerraz, contratada pela ZX Ventures, braço de inovação da AB Inbev. A agência foi a responsável pela ideia criativa do produto, pela negociação com o Alceu e por toda a estratégia de divulgação que conta com influenciadores e filmes que serão veiculados nas plataformas digitais.

“Colorado é a marca que mais valoriza os sabores do Brasil e, por isso, transformamos a letra da música em receita de cerveja, para homenagear a música com mais sabores do país”, conta Enricco Benetti, CCO da BFerraz. “Morena Tropicana é o hino dos sabores brasileiros. Em qualquer lugar que toca, as pessoas começam a cantar. Se você prestar atenção, Alceu sempre pediu esse sabor e o mais prazeroso desse projeto é que nos inspiramos na letra para criar, literalmente, um novo produto. Uma cerveja feita de música”, completa Enricco.

“Alceu Valença é um dos principais músicos do Brasil. Resolvemos fazer essa homenagem, combinando toda a brasilidade dele com a de Colorado. Encontramos na música Tropicana a forma perfeita de fazer isso. Dessa maneira, destacamos não apenas dois ingredientes tipicamente nacionais, como também valorizamos um grande artista do país”, diz Guilherme Poyares, gerente de marketing de Colorado.

O plano se iniciou com um teaser no João Rock, que aconteceu em junho em Ribeirão Preto, cidade-sede da Colorado, em um show do Alceu. Já em agosto, Alceu fez uma aparição surpresa na Feira Livre do Pacaembu, em São Paulo, que se transformou em base para uma estratégia de conteúdo. Recentemente, influenciadores receberam uma garrafa da nova Colorado com uma partitura para que adivinhassem qual seria o nome da nova cerveja a ser lançada. Além disso, outras ações vão acontecer no trade e em diferentes pontos de contato com o consumidor.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.