A cervejaria Walfanger, de Ribeirão Preto ,inaugurará um bar chamado de Seo Tibério na Arena Eurobike, nome dado a nova ala do estádio do Botafogo de Ribeirão Preto
O bar proporciona uma vista em frente ao campo, permitindo a visualização de jogos, shows e eventos a serem realizados no estádio
“Nosso propósito é oferecer um local aconchegante, com perfil bem brasileiro e alegre e o melhor do samba tradicional. Para dar um ar mais intimista, de casa, o cardápio traz pratos que nos remete a uma memória de culinária afetiva, que harmoniza perfeitamente bem com nossos chopes artesanais premiados e uma variada carta de drinques e bebidas que agradam aos mais diversos paladares”, declarou Augusto Balieiro, sócio-diretor da Walfänger.
O nome e a marca do bar fazem uma alusão à história do clube ao mesmo tempo em que prestam uma homenagem à Vila Tibério, bairro que é o berço do time tricolor. “Fizemos uma representação clássica do torcedor raiz, que vai sempre ao estádio e vibra com cada lance que assiste ao mesmo tempo em que ouve a narração do jogo em seu radinho”.
“O local em si já tem história e a decoração foi minuciosamente planejada para reverenciar isso, trazendo diversos itens que carregam essa forte tradição e história do Botafogo e do futebol em geral”, completa Balieiro.
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A cervejaria escocesa promoverá ação entregando amostras gratuitas de sua principal cerveja para 16 cidades europeias em uma declaração de “estado punk”.
Bares temporários da Brewdog serão montados durante a noite em cidades do Reino Unido e resto da Europa durante o verão.
O primeiro evento com amostras de punk IPA gratuitas foi realizado nesta sexta-feira (31 de maio) em Barcelona, com mais quinze sendo promovidos nos próximos quatro meses, terminando em Bristol na Inglaterra em setembro.
A marca estreou esta iniciativa em 2018 quando distribuiu cerca de 23.000 latas do produto.
A Brewdog espera bater seu próprio recorde de 1 milhão de engajamentos em mídias sociais uma vez que tem se expandido pela Europa.
O co-fundador da Brewdog James Watt declarou “Com o Punk State sendo um enorme sucesso no ano passado, decidimos ampliá-lo neste ano com uma turnê maior e melhor que não ficasse restrita ao Reino Unido e que se espalhasse pela Europa. A Punk IPA é a cerveja que deu início a uma revolução”.
Recentemente a empresa lançou uma versão sem álcool da punk IPA chamada Punk AF declarando que continuam empurrando os limites do que uma cerveja artesanal pode ser.
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Dez cervejarias do Vale Europeu em Santa Catarina, mais a Escola Superior de Cerveja e Malte, formalizaram nesta segunda-feira a criação de uma nova associação, sem fins lucrativos, que nasce para ajudar no desenvolvimento e na busca de soluções comuns para o setor na região.
Entre os produtores da bebida, participam a Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier. Todas elas ficam nas cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó ou Pomerode e produzem até três milhões de litros por ano – ambos critérios para integrar o grupo.
A associação vai se chamar Vale da Cerveja, mesmo nome do atrativo turístico já conhecido por aqui que prevê roteiros e visitas por cervejarias da região. A ideia dos fundadores, inclusive, é assumir a gestão do projeto, hoje a cargo do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, que continuaria como apoiador da iniciativa. Uma eventual transição de atribuições ainda será melhor estudada.
O objetivo maior, porém, é promover ações com ganhos para todos os envolvidos, principalmente financeiros. Eleito o primeiro presidente, o empresário Daniel Reginatto, diretor da Container, cita algumas possibilidades em análise. Entre elas, por exemplo, estão a realização de eventos, a compra coletiva de insumos e o compartilhamento de serviços de logística e escoamento dos produtos, medidas que ajudariam a reduzir custos das cervejarias.
O foco é na racionalização de questões que envolvem o cotidiano da gestão operacional das empresas, explica Reginatto. Pautas macro, como as que envolvem legislação, tributação e incentivos fiscais, além de outras questões institucionais, continuariam a cargo de associações representativas do segmento em âmbito estadual e federal.
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O projeto “Núcleo de Cervejarias – Inovação, regulação e melhoria dos processos de fabricação de cervejas artesanais”, desenvolvido no Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), foi premiado no concurso de histórias de sucesso do programa internacional “AL-Invest 5.0 – Transformando Vidas”, que aconteceu na semana passada.
Apresentado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o projeto venceu na categoria “Internacionalização, Melhoria da Produtividade e Inovação nas Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPEs)”. No próximo mês, o núcleo, que foi o único participante brasileiro, irá ao Congresso Mundial de Câmaras, no Rio de Janeiro para apresentar o case.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, destacou a premiação foi resultado da dedicação dos participantes do núcleo. “Empreender é isso. É uma união de empresas do mesmo segmento que se reúnem para discutir assuntos. São concorrentes, mas têm problemas em comum e crescem juntos.” Além do Núcleo de Cervejarias, a Aciub conta com mais 30 núcleos setoriais, que são formados por supermercadistas, contabilistas, óticas, artesãos, agências de turismo, entre outros.
O Núcleo de Cervejarias foi criado em fevereiro do ano passado com o apoio do Programa AL-Invest para atender empresários do segmento cervejeiro de Uberlândia. O objetivo do projeto é oferecer capacitação e assistência técnica para os empreendedores.
O projeto conta com a participação de 20 empresas. Além dos cervejeiros, a equipe também reúne profissionais de marketing e engenheiros. No primeiro ano de existência, diversas capacitações e consultorias, para auxiliar com processo de regulamentação, foram realizadas pelo núcleo. “A gente trouxe um curso para Uberlândia para formar o profissional sommelier e outro de tecnologia cervejeira. São cursos de quatro meses de duração, que a gente só conseguiu viabilizar com o apoio da Aciub”, disse Magalhães.
Metade das empresas participantes já se regularizaram junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A expectativa do núcleo é manter o crescimento e alcançar a marca de 1.250 litros de cerveja artesanal produzidos por mês, por cada um dos empreendimentos.
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A Cervejaria Ambev acaba de lançar a primeira plataforma de compartilhamento de conhecimento cervejeiro aberta ao público do país. Ao todo, nove capitais brasileiras, entre junho e dezembro deste ano, receberão os cursos.
A ideia é levar a iniciativa para 500 pessoas ao longo deste primeiro ano.
Serão aulas avulsas, ministradas pelo time de mestres-cervejeiros da Cervejaria Ambev, que abordarão temas como estilos de cerveja, história da bebida, ingredientes e harmonizações. Os primeiros cursos acontecem nos próximos dias 1º e 15 de junho, em São Paulo, no Empório da Cerveja, no bairro de Pinheiros, e já possuem inscrições abertas.
Em paralelo, Recife será a primeira cidade do Nordeste a receber o projeto, no dia 8 de junho, no Boteco Porto Ferrero, em Graças.
Cada edição conta com duas horas de duração. Durante a aula, os participantes podem apreciar e degustar rótulos dos mais variados estilos, aprendendo mais sobre cada um deles na prática e harmonizando com petiscos do próprio bar.
Para Mauricio Soufen, Vice-presidente de Supply da Cervejaria Ambev, a plataforma é a oportunidade de estar mais próximo dos consumidores, compartilhando e trocando conhecimento. “Este projeto é exatamente o que queremos oferecer: uma fonte inesgotável de conhecimento cervejeiro. Reuniremos, a partir de maio, mestres-cervejeiros e consumidores para falar, debater e trocar informações sobre a bebida mais popular do planeta”, afirma.
Para participar, os interessados devem acessar o site e seguir as orientações. Os 20 primeiros inscritos garantem vaga em cada curso e receberão a confirmação de participação em até 2 dias.
A Heineken, grande concorrente da AMBEV no mercado anunciou recentemente investimento na instituição de cursos de cerveja ICB.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.