Dogma lança sua 1ª pilsner em lata; Dádiva utiliza lúpulos neozelandezes; Bastards e Metanóia fazem colaborativa

Veja alguns lançamentos que se destacaram essa semana

Entre os lançamentos da semana estão a nova pilsner da paulista Dogma, IPA com lúpulos neozelandezes da cervejaria Dádiva, novas latas da cervejaria mineira Sátira, além das colaborativas entre a paranaense Bastards e a brasiliense Metanóia.

Cervejaria Dogma lança sua primeira pilsner em lata

A cervejaria paulista Dogma, que se notabilizou pela extensa linha de cervejas lupuladas e extremas, expande seu portfólio de latas pela primeira vez no estilo pilsner.

A nova cerveja da Dogma foi chamada de “Rest in Pilz”, já era vendida em seu taproom e recebeu sua primeira produção terceirizada na fábrica da Start Up Brewing em Itupeva . A lata é ilustrada com uma lápide, uma caveira e o famoso símbolo da Dogma (desenvolvida pelo estúdio FORM em parceria com o ilustrador Caio Stolf).  A cerveja é uma tradicional Czech Pilsener, com lúpulo Saaz, trazendo aromas herbais e condimentados, equilibrados pelos sabores maltados de pães, biscoitos e levemente amendoado.

A Rest in Pilz será vendida em lata de 350 ml por R$18. A cerveja possui ABV de 5,3% e estará disponível em todo o país dentro de algumas semanas.

A Dogma têm se movimentado bastante recentemente no mercado lançando o modelo de franquias de seu taproom e também estabelecendo parceria de distribuição no Rio de Janeiro.


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Dádiva lança nova linha com lúpulos neozelandeses.

A cervejaria Dádiva de Várzea Paulista (SP) lançou a primeira cerveja de uma nova linha com lúpulos neozelandeses. A linha Ink é inspirada da cultura Maori, povo originário da Nova Zelândia, que tinha o costume de tatuar o rosto como símbolo de nobreza e poder.

As tatuagens, geralmente tribais e geométricas, contavam a história da vida da pessoa tatuada, assim como representavam sua personalidade e seus valores.

A Nova Zelândia têm se destacado nos últimos anos com com um programa de desenvolvimento de lúpulos locais e aumento do número de microcervejarias, estando entre os maiores número de fábricas de cerveja per capta do mundo.

A primeira cerveja desta linha, a Wisdom Ink, é uma IPA com lúpulos Moutere, responsável pelas nuances de grapefruit e frutas tropicais, e Rakau, que dá um toque de frutas doces na receita. No rótulo, a lança representa a caça, sabedoria e a luta entre os povos.


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Mindubier, Dádiva e Augustinus lançam Imperial Stout colaborativa

Mindubier, Cervejaria Dádiva e Cervejaria Augustinus lançam a colaborativa LicuRIS. Uma Imperial Stout daquele jeito que a gente gosta de fazer, com cacau, coco e licuri.

O licuri é um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias e seu óleo tem uso medicinal.

Bastards e Metanóia lançam Imperial Sour colaborativa

A cervejaria Metanoia do Distrito Federal em parceria com a cervejaria paranaense Bastards, lançam a cerveja Acid Blood. A cerveja é uma Imperial Sour com 9% de teor alcoólico e adições de goiaba, framboesa e cascas de toranja.

Cervejaria mineira Sátira lança linha de cervejas em lata

Celebrando 4 anos em 2019 a cervejaria mineira Sátira lança sua linha própria de cervejas em latas. O lançamento das latas Sátira apresentará 9 estilos da bebida, sendo os seis tipos da linha regular da cervejaria (Lager, American Wheat, English Pale Ale, IPA, Double IPA e Brown Ale), além de 3 sazonais (Strong Golden Ale, Imperial Stout e Smoke Lager).

Iniciando as vendas com os estilos Lager, English Pale Ale, IPA e Double IPA de forma imediata, opções de maior sucesso entre o público da Sátira, a cervejaria introduzirá também, até o começo de outubro, outros estilos no mercado.

A cervejaria investe pesadamente no modelo de vendas diretas e as novas latas estarão disponíveis em todas as lojas físicas da cervejaria: Bar Sátira Vila da Serra, Growler Station e Balcão Sátira (Esplanada do Mineirão), além do serviço de delivery que permite ao público receber a bebida que carrega o sabor e essência descontraída da Sátira no conforto de casa.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.