Heineken compra cervejaria artesanal inglesa Brixton Brewery

Publicidade
Heineken adquire completamente a cervejaria artesanal Brixton Brewery de Londres ampliando investimentos na Inglaterra

A Heineken na última semana deu uma amostra de seu apetite na aquisição de cervejarias artesanais ao anunciar a compra da Brixton Brewery, marca criada em Londres em 2013.

A Brixton Brewery foi resultado do investimento de dois casais que se conheceram em um bar de Brixton, um bairro da capital inglesa, começando uma fábrica com capacidade inicial de produção de 25 mil litros por mês.

Continua após a Publicidade

Em 2017, enquanto procurava caminhos para financiar sua expansão, a Brixton Brewery recebeu um investimento minoritário da Heineken que adquiriu 49% da cervejaria por uma soma de dinheiro não revelada.

Esse investimento permitiu a Brixton criar uma nova cervejaria expandindo sua capacidade de produção para 250 mil litros por mês, 10 vezes mais que sua capacidade inicial aumentando também sua equipe de funcionários.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A estratégia da Heineken de aquisição inicial parcial, que serve de um período de experimento e validação do interesse, para posteriormente realizar a aquisição total de cervejarias artesanais, é recorrente e já havia sido utilizada, por exemplo, com a cervejaria americana Lagunitas.

Há uma possibilidade de que a próxima seja a também londrina Beavertown, que possui investimento minoritário da gigante e construiu uma nova fábrica recentemente, que é a maior da capital da Inglaterra.

“Nos últimos três anos de trabalho conjunto, construímos um forte relacionamento com a Heineken, que compartilha nosso compromisso com qualidade e responsabilidade. Nós nos beneficiamos da experiência da equipe da Heineken e do alcance de mercado e queremos desenvolver isso.” declarou a Brixton numa publicação oficial em seu site.

“Não há como negar o fato de que os próximos anos serão desafiadores por muitos motivos, então estamos felizes por ter a oportunidade de garantir o futuro da Brixton Brewery para nossa equipe, nossas famílias, nossa comunidade e fãs de nossas cervejas, que tem nos apoiado enormemente para nosso sucesso. O setor mudou muito desde que começamos, e nada mais queremos do que continuar a ser uma parte positiva dele.” complementou a marca sobre como enxergam esse novo momento.

Os fundadores da Brixton continuarão comandando as operações diárias e as atividades criativas e estratégicas relativas a cervejaria.

A Heineken atuará com sua expertise ampliando a disponibilidade de produto devido seu alcance de mercado, fazendo as cervejas da Brixton Brewery estarem presentes a nível nacional no Reino Unido.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas