As cervejarias trapistas La Trappe, Tynt Meadow e Zundert desenvolveram em conjunto uma nova cerveja: Three Rules of Authentic Trappist.
As três abadias trapistas trabalharam juntas em segredo no processo de criação que resultou em uma cerveja Dubbel com personalidade, cujo as vendas irão financiar uma causa ambiental com o plantio de árvores.
Three Rules of Authentic Trappist (Três Regras da Trapista Autêntica) é uma homenagem às três regras autênticas dos Trapistas. Parte dos lucros da nova cerveja irá beneficiar o projeto de replantio de árvores Trees for All.
A Trees for All é uma organização que se concentra no plantio de árvores e na restauração da biodiversidade. Um total de 14.000 árvores serão plantadas como parte deste projeto, com as cervejarias contribuindo para a melhoria do meio ambiente.
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O lançamento é uma Dubbel e tem um caráter agridoce encorpado e perfeitamente equilibrado. A cerveja é caracterizada por um sabor em camadas de caramelo doce, malte torrado e um toque refinado de turfa, combinado com notas sutis picantes e lupuladas. Juntos, isso garante uma experiência de sabor diferenciada a cada gole. O produto está diponível em garrafas de 750 ml e também em barris de 20 litros.
Esta colaboração entre três cervejarias icônicas vai além do sabor. A cerveja presta homenagem às antigas tradições e valores dos trapistas. O nome Três Regras do Trapista Autêntico refere-se aos três princípios fundamentais que as cervejarias trapistas em todo o mundo defendem:
Produção: A cerveja é fabricada dentro dos muros de uma abadia trapista ou nas imediações; Supervisão: A produção é realizada por ou sob a supervisão de monges; Rendimentos: Os rendimentos são destinadas às necessidades da comunidade monástica e para instituições de caridade dentro da Ordem Trapista.
A La Trappe e a Zundert são cervejarias trapistas holandesas e a Tynt Meadow é inglesa. A La Trappe possui uma tradição cervejeira de mais de 100 anos, já as outras duas entraram na produção de cerveja mais recentemete, a Zundert em 2009 e a Tynt Meadow em 2018.
O lançamento Three Rules of Authentic Trappist explora bastante a imagem da tradição e do mistério envolvendo a produção de cerveja por monastérios e desenvolveu um hotsite exclusivamente para a promoção da cerveja.
A La Trappe pe uma cervejaria trapista muito ativa em diferentes tipos de colaboração, já tendo produzido cervejas por exemplo com a escocesa Brewdog e também em barris de cachaça da cachaçaria brasileira Weber Haus.
Cervejarias trapistas desfrutam de muita reputação entre fãs de cerveja, apesar disso elas também sofrem com as dificuldades que têm impactado diferentes cervejarias pelo mundo nos últimos anos como mudanças de preferência do consumidor e alta de custos que levaram a falência recente da uma trapista norte-americana e outra austríaca.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.