Brasil já é o segundo mercado de cerveja artesanal mais inovador do mundo

Cinco anos atrás a América do Norte dominava o mercado de cerveja artesanal, com 52% dos lançamentos no varejo, enquanto a Europa contava com 29% Porém agora este quadro mudou e a América do Norte conta com apenas com 19%, com o Brasil vindo logo após os EUA no ranking de países.

Os Estados Unidos continua sendo o mercado mais inovador para a cerveja artesanal globalmente, contando com 17% dos lançamentos no varejo. De acordo com a agência global de inteligência de Mercado Mintel, a grande novidade é o Brasil agora se destacar como segundo colocado no número de lançamentos de cerveja artesanal no varejo em 2017.

“Uma das razões do Brasil estar se destacando como um mercado tão inovador nas cervejas artesanais é o fato deste mercado ter sido tão homogêneo por anos. Essas são exatamente as condições que levaram a revolução cervejeira que ocorreu nos EUA nos anos 1980/90 e o Brasil está passando pelo mesmo processo.” Jonny Forsyth, Diretor Associado da Mintel para Alimentos e Bebidas.

O diretor da Mintel Jonny Forsyth destaca “Nessas condições de mercado [homogêneo] consumidores tendem a se sentir entediados com a falta de opções e estão mais propensos a serem atraídos pelo mercado artesanal que celebra inovação, qualidade e variedade”.

Os seis mercados que seguem o Brasil são europeus. Este interesse foi iniciado no Reino Unido e depois migrou para toda plataforma continental. Mercados tradicionais como o alemão, belga e tcheco, que tem tido seus estilos de cerveja tradicionais dominantes por séculos, tem apresentado consumidores interessados em inovação o que tem aberto novas possibilidades para os produtores.

Esse crescimento acelerado do mercado brasileiro leva em consideração tanto novas cervejarias com pequeno portfólio, quanto cervejarias já estabelecidas que tem estabelecido um ciclo de lançamentos acelerado, muitas vezes numa média superior a um produto por mês, mirando principalmente no público especializado chamados de beergeeks, que demandam continuamente novidades. Esta estratégia tem sido procurada pelas cervejarias que buscam estar entre as de maior destaque no segmento high end.

Aproveite para seguir a Catalisi nas redes sociais.
Veja nosso conteúdo Facebook Instagram