Pratinha investe em cerveja instantânea, será esse um novo mercado?

Sachês da linha de cervejas instantâneas da Pratinha


Cervejaria Pratinha, localizada em Ribeirão Preto, desenvolve cerveja instantânea.
Produto em sachê se encontra em pré-venda e formato em cápsula ainda será lançado.

Neste artigo você vai ler

  • A inovação anunciada pela cervejaria Pratinha
  • O potencial de mercado para a cerveja instantânea
  • Outras iniciativas mundiais semelhantes a da empresa

A cervejaria Pratinha anunciou esta semana o lançamento de sua cerveja instantânea chamada de Magic Booze que entrou em pré-venda no e-commerce da empresa

A empresa declara que o produto foi fruto de nove meses de pesquisa realizados pelo Beer Hack Lab, o espaço de inovação e experimentação da cervejaria. Foram investidos R$ 9 milhões no projeto.

— Ficamos muito felizes quando alcançamos o resultado desejado com a Magic Booze, e a expectativa é que outros estilos sejam desenvolvidos na sua versão instantânea em breve — anunciou José Virgílio Braghetto Neto, sócio-diretor da Pratinha.

A Magic Booze, que rende 250ml de cerveja artesanal sem a adição de nenhum ingrediente artificial, é vendida em sachês que podem ser levados até no bolso e necessitam apenas da adição de água com gás.

O produto será lançado no Mondial de La Bière, em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, mas já pode ser encomendado no site da marca.

Inicialmente estão disponíveis, o rótulo Pratipa e o estilo Weizen, por R$ 14,99 cada um. E as entregas serão feitas a partir de 45 dias após a compra.
Testes para o lançamento numa versão em cápsula estão em fase beta e usam um equipamento doméstico para a hidratação do concentrado.

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Como funciona o processo da cerveja instantânea da Pratinha

A produção da cerveja instantânea da Pratinha se inicia com um processo tradicional. Após sua produção a cerveja passa por uma etapa de congelamento a baixíssima temperatura e redução de pressão, o que faz com que o líquido passe por uma etapa chamada sublimação. Em seguida ao produto passa por um processo para ganhar nova adição de maltes e lúpulos de perfis aromáticos.

Alguns dos equipamentos utilizados na produção da cerveja inovadora estão sendo desenvolvidos e testados pelo próprio Beer Hack Lab. A fórmula e o processo já foram patenteados de acordo com o institucional da cervejaria.

O potencial de mercado para a cerveja instantânea

O mercado para produtos como a cerveja instantânea é uma aposta na valorização de conveniência pelo consumidor e pelos pontos de venda e na redução de custos, principalmente de logística de transporte e armazenamento, na cadeia de valor.

A cervejaria destaca que os ganhos de volume com a aplicação do processo estão numa proporção de 10:1. Compactação de volume sempre se traduzem em ganhos de eficiências logísticas, pois o custo de estocagem ou transporte do produto caem consideravelmente.

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Com um produto concentrado, ao invés de outro rico em água, um veículo acaba por transportar uma quantidade muito maior de produto final por viagem realizada, o que racionaliza custos logísticos se uma escala representativa de produção for alcançada.

O potencial do novo produto da Pratinha se adéqua tanto para o consumo doméstico quanto para bares e restaurantes, uma vez que o magic booze permite ser envasado em kegs e post mix e pode ser servido através de qualquer máquina de refrigerante.

A cervejaria dinamarquesa ToØl, fundada em 2010, já chegou a divulgar algumas pesquisas destinadas a produzir cervejas instantâneas, também através da técnica de sublimação, que foram publicadas por artigo da Forbes em 2016.

O caráter científico do projeto foi destacado, sendo realçado que havia baixo impacto sobre as características sensoriais da cerveja. Porém, nenhum lançamento comercial chegou a ser realizado até hoje pela empresa.

Outro caso de produção de cerveja instantânea foi o da companhia americana Pat’s Backcountry Beverages, que além de uma linha de cervejas concentradas também lançou por volta de 2014 versões em sachê de outras bebidas, focando num público fã de trilhas e escaladas que pudesse levar esses produtos em suas atividades.

O produto lançado pela Pratinha destaca o viés tecnológico que têm sido alvo de investimento da cervejaria e deve render uma capitalização de marca interessante pela sua busca por inovar.

Veremos como será a reação e adoção do público ao longo do tempo que é a etapa final do ciclo de inovação.

Sobre a Pratinha

Fundada em 2013 e atualmente com 18 rótulos em seu portfólio, a Cervejaria Pratinha vem ganhando destaque no mundo cervejeiro pelas apostas em inovação e sustentabilidade. Entre as suas ações em favor do meio ambiente, estão o uso de energia solar, foto biorreator de algas e tratamento de 100 % dos resíduos orgânicos.

A Pratinha também vem colecionando importantes premiações e medalhas de concursos cervejeiros nacionais e internacionais. No total são 26 medalhas de 9 cervejas em 6 diferentes concursos no mundo, no período de dois anos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.