Colaborações entre cervejarias artesanais já são mais que usuais para o público acostumado a essas ações e produzem expectativa quando as duas marcas possuem seguidores engajados.
Outra oportunidade a ser explorada são as colaborações de cervejarias com produtos de diferentes mercados que são melhor absorvidas pelo público quando há algum alinhamento de conceito e valores entre as empresas.
Um grande exemplo deste tipo de parceria ocorreu entre a cervejaria Edelbrau de Nova Petrópolis (RS) e a também gaúcha Dobra, uma fabricante de carteiras que utiliza material e posicionamento inovadores. O ponto de união entre as duas companhias é a valorização da sustentabilidade.
O kit composto por uma cerveja e a carteira da Dobra – conhecida por parecer com papel, mas não rasgar – foi batizada de “Edeldobra”. São três opções de estampas exclusivas que combinam rótulo (Pilsen, IPA e Blond) e estampa da carteira. A embalagem é um dos atrativos do produto e pode ser usada como caixinha para colecionar tampinhas de cerveja.
Leia também: Carlsberg apresenta a primeira garrafa de papel para cerveja do mundo
Edelbrau e Dobra, mesmo com produtos diferentes, têm um ponto que as unem: a sustentabilidade. Foi através disso que surgiu a collab entre as duas empresas.
O projeto foi fruto do desenvolvimento da Gampi Casa Criativa que há 2 anos trabalha o reposicionamento de mercado da Edelbrau, visando torná-la mais competitiva e com maior visibilidade. Uma dos desafios foi o de criar uma colaboração com uma marca com propósito semelhante mas de outra área, o que resultaria num aumento de audiência e expansão de reconhecimento entre públicos que já possuíam interesses semelhantes, sendo a Dobra perfeita para a parceria.
Leia também: Koala San Brew investe em painéis solares em sua fábrica
“A Edelbrau entende que dá para fazer cerveja com sustentabilidade. Já geramos 100% de nossa energia através do sol, reaproveitamos água da chuva, usamos madeira de reflorestamento na caldeira, utilizamos copos plásticos biodegradáveis em eventos, entre várias outras ações”, conta Fernando Maldaner, sócio da Cervejaria Edelbrau.
“Na Dobra já é consolidada a ideia da embalagem do produto ser reaproveitada e surpreender o cliente. Ficamos felizes em ver que este kit reforça esse conceito, dando reaproveitamento ao material e ajudando o meio ambiente”. Explica Guilherme Massena da Dobra
O produto tem edição limitada e pode ser adquirida com qualquer uma das empresas envolvidas. Já quem preferir a compra pela internet pode acessar o site da Dobra (www.querodobra.com.br/edelbrau).
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.