Lançada em agosto de 2018 na Europa a Stella Artois sem glúten acaba de chegar ao Brasil, buscando ampliar o público da marca na direção de pessoas que adotam dietas restritivas mas que desejam consumir cerveja.
O lançamento é mais um projeto de inovação da Cervejaria Ambev e já pode ser encontrado nos pontos de venda do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em agosto já estará em São Paulo e, ainda em 2020, chegará aos pontos de venda físicos de outras regiões do Brasil. Atualmente o produto já se encontra disponível em nível nacional através do e-commerce da companhia, o Empório da Cerveja.
A nova versão tem o sabor idêntico ao da Stella tradicional, mas com o benefício de ser livre de glúten, proteína à qual muitas pessoas apresentam algum tipo de restrição.
A novidade busca elevar a experiência do público ao mesmo tempo em que acompanha tendências de consumo e comportamento. “Costumamos dizer que Stella é uma marca sofisticadamente simples, porque pensamos nos pequenos detalhes para tornar todo momento especial. O consumidor quer ter cada vez mais opções de escolha e nosso papel é trazer isso, entendendo essas necessidades e criando novas receitas”, conta Bruna Buás, Diretora de Marketing de Stella Artois no Brasil.
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O mercado para pessoas com dieta de consumo de glúten supera o número de 2 milhões de pessoas no Brasil, entre aqueles que são celíacos e outros que possuem intolerância a proteína que está presente em vários cereais.
“Com Stella Artois Sem Glúten queremos democratizar o acesso a uma cerveja sem glúten, trazendo mais gente para os momentos de interação e comemoração – mesmo que atualmente isso só esteja acontecendo virtualmente – e participando de novas experiências na vida das pessoas” completa Bruna.
Com isso a Ambev enxerga potencial de unir a busca por alimentos neste nicho de mercado associado ao crescimento de cervejas premium que se encontra em ascensão no país, dentro de um público alvo que certamente possui uma grande interface.
“Conseguimos chegar a uma versão sem glúten dessa cerveja puro malte por meio da aplicação de uma tecnologia no processo de produção, o que nos ajudou a preservar o sabor e todas as características da versão original de modo que a bebida seja considerada um produto sem glúten de acordo com legislação brasileira”, conta Alexandre Levy, mestre cervejeiro da Ambev e um dos responsáveis pela inovação.
A estratégia de extensão de linha dentro da marca Stella Artois internacionalmente alcança produtos como cidras e cerveja sem álcool, conforme o mercado brasileiro mostrar potencial de demanda nesses segmentos há chances da multinacional desenvolver trajetórias semelhantes a nível nacional.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.