O mercado de cerveja artesanal no Brasil tem passado recentemente por uma fase de contestação de preconceitos na busca de maior respeito pelas pessoas e maior diversidade dos envolvidos no universo da bebida.
Um dos últimos acontecimentos que veio a tona foi o vazamento de mensagens preconceituosas postadas pelo presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, num grupo de Whatsapp que reunia uma série de homens ligados ao mercado de cerveja artesanal.
Este grupo do aplicativo de mensagens foi tema de reportagem do programa de televisão Fantástico, onde foram denunciados ataques a sommelière Sara Araújo de cunho misógino e racista, os quais estão ganhando seu direcionamento dentro dos canais de justiça.
Sobre as suas mensagens vazadas, o presidente da Abracerva publicou internamente para os associados da entidade uma mensagem de pedidos de desculpas e admissão de seu erro.
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“Primeiro devo desculpas as mulheres presentes nesse grupo e a todos os diretores e conselheiros da Abracerva. Devo desculpas a cada associada e associado. Creio que decepcionei todos vocês” diz parte da postagem de Lapolli aos integrantes da associação
Na mensagem o presidente da Abracerva diz que o caminho mais fácil seria renunciar e se esconder, porém, o correto é se expor e pedir perdão de forma sincera se comprometendo com as mudanças necessárias para evolução da entidade e do mercado.
Posteriormente, a noite do mesmo dia, Lapolli comunicou sua saída da presidência apontando a manutenção do trabalho da entidade e a necessidade de levar mais representatividade para a gestão da Abracerva como motivadores da decisão
Recentemente a associação publicou um artigo em seu site, de autoria do próprio presidente, com o título “A mudança do setor passa pela mudança das pessoas” comentando sobre a necessidade de mudanças no setor após a exposição de atitudes racistas de pessoas ligadas ao mercado de cerveja artesanal.
Outra iniciativa recente da Abracerva foi a divulgação para consulta pública de seu projeto de Código de Ética com o objetivo de construir um documento que aponte a linha de comportamento ético e de conduta de seus associados e que propague uma cultura de respeito e inclusão a ser seguido pelos envolvidos no mercado de cerveja artesanal no Brasil.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.