Dados do TTB, orgão governamental que regula o mercado de cerveja norte-americano, mostram que vendas de cerveja em barris caíram pela metade no primeiro semestre enquanto outras embalagens ascenderam em consumo.
Enquanto a cerveja em garrafa aumentou 2,78 milhões de hl (+ 3,2%), a cerveja em barril perdeu -4,6 milhões de hl (-51,4%) e a cerveja destinada à exportação também caiu – 0,9 milhão de hl (-31,9%), segundo relatório lançado na terça-feira pelo Departamento de Comércio e Imposto sobre Álcool e Tabaco do Tesouro dos EUA (TTB da sigla em inglês).
Os dados mostram de forma mais direta a tendência de mudança de hábitos de consumo migrando para valorização dos consumidores da oportunidade de beber em casa, o que está contribuindo para os desafios para suprimento de embalagem para a indústria.
Com a pandemia uma parcela importante do consumo de cerveja mudou de bares e restaurantes, que estavam parcialmente fechados durante grande período do ano, levando a um aumento do consumo doméstico que tem gerado uma série de investimentos em canais de venda online para aumento da conveniência para os consumidores.
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“O fato de as vendas de cerveja não terem diminuído mais é uma bênção”, diz Lester Jones , economista-chefe da Associação Nacional de Distribuidores de Cerveja . “É um copo de cerveja meio cheio em vez de muito vazio”, disse ele em publicação da Bloomberg .
O volume total de vendas de cerveja diminuiu 3,2 milhões de hl (-3,1%), enquanto a produção total caiu ainda mais em 3,9 milhões de hl (-3,6%) no período.
A Bloomberg noticiou ainda que mais de 651.000 empregos sustentados pela indústria de cerveja dos EUA estão previstos para serem perdidos até o final do ano devido à pandemia do Covid-19, de acordo com um relatório conjunto do Beer Institute, da Brewers Association, da National Beer Wholesalers Association e da American Beer Beverage Licensees. Essas perdas incluem mais de 3.600 empregos na fabricação de cerveja, 1.800 na distribuição e 400.000 empregos relacionados ao varejo.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.