Heineken é a preferida e Skol a mais consumida. Relatório revela preferências do consumidor de cerveja no Brasil

Relatório do banco de investimento Credit Suisse revela as preferências de consumo de cerveja de uma faixa da população brasileira

Relatório desenvolvido pelo banco de investimentos Credit Suisse e cujo alguns dados foram publicados pela revista Exame analisaram o comportamento de consumo de cerveja de uma faixa do público do mercado brasileiro.

A pesquisa mostrou como anda parte da disputa protagonizada pelos dois maiores grupos cervejeiros do país, as multinacionais Ambev e Heineken. E revelou fatos interessantes de como os hábitos dos consumidores e suas preferências tem se expressado em relação aos produtos destas empresas.

Enquanto a marca Heineken passou a ser cada vez mais apreciada no mercado brasileiro, fato este que levou o Brasil a ser o maior mercado da Heineken no mundo, a Skol, uma marca da Ambev continua sendo a mais consumida e o relatório do banco vislumbra alguns dos porquês disso.

A pesquisa realizada pelo Credit Suisse foi a mais abrangente sobre consumo de cerveja e contou com o apoio da consultoria norte-america Gerson Lehrman Group.


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Importante destacar que o grupo de pessoas pesquisadas representa bem o conjunto da população brasileira em termos de sexo, idade e região, porém não apresenta a mesma representatividade em termos de renda e nível educacional que foi direcionado a uma faixa mais elevada que a média brasileira.

A pesquisa confirmou a preferência que os pesquisados apresentam pela cerveja Heineken, que se tornou uma espécie de sofisticação acessível para uma grande faixa da população brasileira. A marca foi citada por 28% dos pesquisados como a sua preferida.

Interessante notar que por concentrar muito esforço de marketing na sua principal marca, a Heineken se tornou uma espécie de referência de cerveja de qualidade por parte público posicionando outras marcas acima, próximo ou abaixo dela nas suas decisões de consumo.

Por outro lado a pesquisa revela que a Skol é a cerveja mais consumida. Dentre os respondentes 22% citou a marca da Ambev como a de seu maior consumo, fato confirmado pela parte da pesquisa que analisou também bares e pontos de venda.

Entre as possíveis principais motivações entre a diferença da preferência do público e o seu consumo o Credit Suisse aponta o maior preço da marca Heineken frente a concorrente, a maior disponibilidade da Skol nos pontos de venda destinados ao público pesquisado e também a falta de Heineken em garrafa, que ocorre por vezes nos estabelecimentos, fato este confirmado pela própria empresa.

O fator falta de garrafa é impactante porque o público pesquisado confirma sua preferência por consumo nesta embalagem, presente em 47% das respostas, que citaram que a cerveja apresenta melhor sabor nesta embalagem.

Os impactos da pandemia sobre a disponibilidade de cerveja foram sentidos pelos pesquisados, onde 18% responderam que tiveram dificuldades de encontrar algum tipo de cerveja em supermercados, lojas de conveniência ou mercados especializados.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.