Produção de cerveja no Brasil cairá em 2020 sem carnaval

Ausência do Carnaval representará queda importante nas vendas de cerveja no Brasil no ano de 2020

Com o primeiro carnaval sob efeitos da pandemia, o mercado de cerveja no Brasil sofre um grande choque na produção no momento do ano onde as vendas da bebida usualmente atingem os maiores níveis.

De acordo com relato da CervBrasil, entidade que representa o Grupo Petrópolis e a Imperatriza Cervejaria, publicada pelo Valor Econômico a produção de cerveja em janeiro que é o mês do ano que costuma contar com a maior produção do período caiu 10% em relação a 2020.

De acordo com a associação o período do carnaval e os dias que antecedem a festividade costuma corresponder a um volume de vendas na faixa de 80 a 120 milhões de litros o valor varia de acordo com os dias de chuva no período.

Tudo isto somado a falta de eventos e as restrições a bares de restaurantes tem formado um desafio para o mercado de cerveja que tem se concentrado principalmente em supermercados onde as margens para os produtores pode ser até 3 vezes menor.


Leia mais:

O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Ambev investe R$ 255 milhões para ampliar cervejas premium no norte e nordeste


A Ambev lançou uma estratégia para auxiliar ambulantes que trabalharam com a empresa nos últimos carnavais e que ficaram sem oportunidade sem a ocorrência da festa em 2021.

A gigante fará doação de R$ 150,00 para todos os ambulantes que se inscreverem no programa da empresa através do site Ajude um Ambulante e comprovar que trabalharam nessa função de forma oficial em carnavais anteriores. Serão 20 mil trabalhadores beneficiados em todos os estados.

Adicionalmente os ambulantes receberão um código próprio para poder divulgar a amigos e clientes que queiram pedir as cervejas da Ambev em casa durante o carnaval. através do aplicativo da cervejaria, o Zé Delivery. A empresa doará mais R$ 5 para o ambulante. Esse cupom pode ser utilizado por até 20 vezes, ou seja, até o inscrito receber R$ 100.

O aplicativo da Ambev também terá promoção exclusiva e oferecerá frete grátis nos pedidos de suas marcas, durante o período de Carnaval. A proposta, segundo a empresa, é incentivar os foliões a comemorarem a data em casa para evitar aglomerações com a utilização de um código gerado diariamente.

O desenrolar mais rápido e eficiente de um programa de vacinação a nível nacional é a única expectativa para que o carnaval de 2022 possa apresentar alguma recuperação, dessa forma o volume de produção em 2020 de cerveja no Brasil, que é o terceiro maior produtor da bebida, já está comprometido

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.