A Krug Bier, de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), está otimista quanto seu potencial de expansão em 2021, após um período de adaptação devido aos impactos da pandemia e anunciou investimento para duplicar sua produção este ano.
Após um 2020 difícil, que exigiu da marca capacidades de reinvenção e adaptação a nova realidade de operação dos canais de comercialização de seus produtos, a cervejaria verificou expansão de suas vendas o que viabilizará o aumento de sua capacidade de produção.
Publicação do Diário do Comércio revelou que a adaptação da Krug Bier passou por investimento em e-commerce próprio e aumento da sua parcela de produtos vendidos através de canais off-trade, principalmente supermercados.
O e-commerce da Krug passou a ser seu carro-chefe de vendas, atingindo diretamente o público final. Já as vendas em supermercados aumentaram em 50%, um movimento que pode estar associado também a tomada parcial do espaço ocupado anteriormente pela cervejaria Backer, que deixou esses canais após o caso de contaminações de suas cervejas.
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Comum ao maior investimento em e-commerce e a maior presença em supermercados está a possibilidade de aumentar sua capacidade de resistência aos períodos de restrição de consumo em bares e restaurantes como parte das políticas de controle da pandemia que se tornaram recorrentes nos últimos meses.
No início de 2020, após o começo das quarentenas, a Krug sofreu um impacto violento, uma vez que sua produção contava com um mix de embalagens apoiado em vender 70% de seu volume em barris para bares e restaurantes.
Com as restrições desses canais a marca se dedicou a melhoria de seu e-commerce, numa estratégia que rendeu frutos. O seu site registrou 200 mil acessos únicos e 5 mil compras feitas por clientes em sua maioria localizados em Belo Horizonte ao longo do último ano.
“Os principais itens vendidos foram os kits com várias cervejas. Isso foi ótimo, pois muitos clientes começaram a descobrir outras opções, variar os pedidos e apostar neles até quando faziam compras no supermercado. Os grandes destaques foram rótulos como Krug 20, Áustria Lager, Dry Stout e German Pils de 600 ml (lançada em novembro)”, pontuou o sócio proprietário, Alexandre Bruzzi, da Krug Bier ao Diario do Comércio.
A Krug passou também a abastecer grandes redes de supermercados para atender consumidores que preferem comprar através de lojas físicas, através de um canal que permaneceu aberto mesmo durante o período mais agudo das quarentenas.
Adicionalmente, a cervejaria conseguiu conquitar 200 novos pontos de vendas entre bares, restaurantes e lojas automotivas e abriu também um “pit-stop” onde o público podia comprar os seus produtos permanecendo dentro de seus carros, ações que contribuíram para atuação da Krug em 2020.
A superação alcançada ao longo de 2020 fez com a Krug conseguisse entrar em 2021 com boas perspectivas, que aumentaram com a perspectiva de evolução da vacinação nos próximos meses. Com isso desenhou um projeto de expansão de R$ 3 milhões, pretendendo dobrar a sua capacidade de produção, passando a fabricar 8 milhões de litros de cerveja até dezembro com um novo crescimento de até 50% nas vendas gerais nas suas expectativas.
“Já fizemos uma grande modernização em nossa estrutura e automação, adequamos o layout da cervejaria e integramos o Biergarten (espaço para eventos da marca) à fábrica. Nos últimos dois anos, isso somou um investimento de R$ 3 milhões”, comentou o sócio-proprietário da Krug Bier, Alexandre Bruzzi ao Diário do Comércio.
Entre os investimentos a serem realizados neste ano está o aumento da sala de brassagem da fábrica. A marca espera até dezembro passar a fabricar 600 mil litros por mês.
A Krug Bier tem a expectativa de voltar a atender algumas ocasiões de consumo impedidas pela pandemia como festas e eventos num futuro breve, o que ajudará a escoar sua ampliação da produção. Outra novidade será uma loja da marca, o Estação Krug Bier, que ficará localizado em Belo Horizonte e abrirá em breve.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.