Cervejaria Ouropretana comemora 10 anos inaugurando destilaria

Com produção foi iniciada em 2011, Cervejaria Ouropretana amplia ritmo de experimentações com inclusão da produção de destilados

Iniciada em 2011 a Cervejaria Ouropretana chega a 10 anos diversificando sua atuação com a instalação de uma destilaria em sua fábrica e amplia seu portfólio de produtos para além da cerveja.

A microdestilaria foi instalada em sua fábrica, no distrito de Cachoeira do Campo. O primeiro produto lançado é o Ouropretana London Dry Gin. A produção é tradicional inglesa, com o gin sendo redestilado em dornas de cobre. Foram feitos testes com ingredientes para chegar a um blend de botânicos que entregam a assinatura sensorial da bebida.

Berço da exploração de ouro no Brasil e, também, do estilo arquitetônico barroco mineiro, Ouro Preto é a primeira cidade brasileira tombada como patrimônio cultural mundial pela Unesco. Bebendo deste background histórico, a Cervejaria Ouropretana nasceu das experimentações do cervejeiro Leonardo Tropia e de seu sócio, Eduardo Machado.

O objetivo de Leonardo e Eduardo, ao criarem a Cervejaria Ouropretana, era o de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja artesanal no Brasil dentro do contexto da cidade histórica. A produção é toda realizada na fábrica própria, instalada no distrito de Cachoeira de Campo, em uma chácara que possui mais de 100 pés de jabuticaba e, também, de outras frutas.


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“Nossa vinculação com Ouro Preto não é apenas pelo nome. Somos nascidos na cidade, com vínculos familiares antigos. Por isso, é natural termos a Cervejaria aqui”, explica Leonardo Tropia. Com a implantação da fábrica, em 2011, a cervejaria lançou a Ouropretana Pilsen seguindo por uma diversidade de estilos que incluem IPAs, English Pale Ale e Imperial Stouts

Rotas de experimentações criou novas linhas de cervejas e agora uma microdestilaria

Em 2019, a Cervejaria Ouropretana deu um passo além, com o lançamento da Linha OP de Cervejas Experimentais. A principal característica da linha é a fermentação mista que cria cervejas de maior complexidade, com aromas e sabores muito característicos e é responsável por um nicho dentro do mercado de cervejas artesanais que tem crescido recentemente pelo mundo.

A fermentação diferenciada desta linha é alcançada através da utilização de barris de madeira neste caso jequitibá rosa e carvalho. As receitas da Linha OP de Cervejas Experimentais são sazonais e com edição limitada. Entre as cervejas desta série estão uma Brett Saison e a Saison Jabuticaba, que foi fermentada por seis meses em barris de madeira, blendada e refermentada por mais três meses com jabuticabas colhidas na própria Cervejaria Ouropretana, a cerveja foi envasada em maio deste ano).

“Começamos a nos questionar sobre a fermentação das cervejas e sobre o uso de barris de madeira. Daí a ideia foi se desenvolvendo, com grande inspiração na tradição belga, mas do nosso jeito”, explica João Gusmão, cervejeiro da marca.

Nessa rota de experimentações e diversificações de produtos a última novidade foi a criação da Destilaria Ouropretana, que iniciou sua linha de produtos com o Ouropretana London Dry Gin, disponível em garrafa de 750ml e 1 litro, além de refil com a utilização de growlers.

A produção é tradicional inglesa, com o gin sendo redestilado em dornas de cobre. Foram feitos testes com ingredientes para chegar a um blend de botânicos que conversam entre si e realçam sabores. As dornas de cobre entregam, também, um melhor resultado das especiarias e dos botânicos. O Ouropretana London Dry Gin é uma bebida complexa, refrescante, com um sabor final clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo no uso dos cítricos.

“Experimentar novos sabores na composição das bebidas é algo que está no DNA da Cervejaria Ouropretana. O Ouropretana London Dry Gin é o primeiro de novos produtos destilado com a marca” explica Leonardo Tropia. Estão sendo testadas novas receitas de gin e outros destilados, com lançamento previsto para este ano, em comemoração aos 10 anos da Cervejaria Ouropretana.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.