Verace investe R$ 1 milhão e passará a contar com linha de destilados

Com investimento de 1 milhão de reais cervejaria Verace de Minas Gerais busca diversificação entra também no mercado de destilados

O mercado de bebidas da região da grande Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem estado bastante ativo nos últimos meses a despeito da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Tendo sido recorrente o anúncio de investimentos e lançamentos de novas marcas

O destaque mais recente é o anúncio da cervejaria Verace, localizada no pólo de Nova Lima, está diversificando sua atuação e investindo na expansão de seu portfólio para a inclusão de uma linha de bebidas destiladas.

Os novo produtos da Verace englobaram destilados e drinks prontos que se somarão a diversidade já presente em sua linha de cervejas, que recentemente passaram por uma renovação em sua identidade visual.

O último ano foi muito desafiador para muitos segmentos, sendo as indústrias de bebidas um dos mais afetados. Belo Horizonte, em particular, teve restrições muito fortes de circulação, venda de bebidas e abertura de bares, sendo que pouco tempo antes a crise da cervejaria Backer havia afetado a imagem da microcervejarias independentes.

Leia mais:

Documentário mostra os potencial de produção de cerveja com insumos 100% nacionais


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


No caso da Verace houve um contraste de situações pois no início do ano haviam acabado de ser premiados como terceira melhor cervejaria do Brasil em Blumenau, no Concurso Brasileiro de Cervejas e na semana seguinte já sentiam fortemente o impacto da pandemia. Em abril a cervejaria vendeu apenas 15% do que havia sido comercializado em fevereiro de 2020.

“Se houve algum lado bom em toda essa história, foi a possibilidade de olhar para dentro, planejar ideias que pareciam distantes e que dificilmente seriam executadas no contexto de vida normal da fábrica. A presença dos sócios é bem próxima e frequentemente somos engolidos pelos afazeres do dia a dia não conseguíamos pensar grande, e isso é o que queremos hoje. Para isso, buscamos caminhos que trouxessem pessoas alinhadas com nossos valores para substituir quem não estivesse embarcado no projeto, expandimos nossa equipe comercial, e aqui estamos!” declarou André Paixão, um dos sócios da Verace.

Ainda no final de 2020 a cervejaria buscou fornecedores para começar a construção da nova Verace. Em janeiro fecharam a compra de uma destilaria com capacidade de quase mil litros por alambicada, uma envasadora de latas com capacidade para mais de mil latas horas.

Adicionalmente, a marca realizou obras para adaptação de sua planta e a locação de mais dois galpões para acomodar estoque e expedição. Com a estabelecimento de metas de crescimento investiram também na ponta comercial com aquisição de geladeiras, chopeiras entre outros itens. Todos esses investimentos, somados, ultrapassam a marca de um milhão de reais. É a aposta da Verace na retomada que terão principalmente no terceiro e quarto trimestre de 2021.

“Verace, vem do latim “Vera Cervisiam” – cerveja de verdade. Esse é o ideal que defendemos, e a partir do momento que queremos que nossos consumidores vivam a sua verdade, a verdade de cada um, temos que estar presentes em todos os momentos de alegria. Para alguns, o momento da verdade é a cerveja no fim do dia de trabalho, para outros o destilado ou o drink em uma tarde ensolarada de sábado… Nessa nova fase, nosso leão será o selo de qualidade em diversos tipos de bebidas: cervejas leves ou extremas, destilados como gin e vodka e também nas bebidas mistas e drinks prontos, que são um novo e infinito mundo que traz muita praticidade e diversidade aos nossos clientes.” comenta André sobre as novidades da marca.

Entre os lançamentos da Verace, cujo a unidade de produção estão atualmente na reta final da parte regulatória, estão gin, vodka, hard seltzer e a sua primeira linha de bebidas mistas. As vendas dos novos produtos ião começar ainda em 2021. Com a nova estrutura as cervejas da Verace agora poderão ser também enlatadas, aumentando a sua diversidade de embalagens.

A Verace acredita que o trabalho desenvolvido nos últimos anos resultando na abertura de diferentes canais comerciais poderão ser aproveitados para a chegada dasnovidades da marca.

“Hoje, com nossa abertura com bares e restaurantes, supermercados e distribuidores, conseguiremos dar uma capilaridade muito maior aos novos produtos, e de maneira muito mais ágil. Com certeza as barreiras serão transpostas mais facilmente, com o enorme aprendizado de começar uma cervejaria do 0.” finaliza André sobre a expansão do portfólio.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.