Documentário mostra o potencial de insumos brasileiros na cerveja

Foto: Divulgação

Documentário viaja pela fabricação da Brazilian Terroir, cerveja produzida inteiramente com insumos nacionais, em seis episódios.

A produção de uma cerveja que utiliza 100% de insumos nacionais virou tema de documentário que mostra diferentes pontos desde a cultura agrícola, passando por laboratórios e chegando a produção da cerveja.

O projeto, que resultou na produção da cerveja Brazilian Terroir, contou com a colaboração de profissionais e empresas cervejeiras, foi inteiramente documentado e se transformou numa série de seis capítulos, onde é possível acompanhar todo o processo de concepção e fabricação da cerveja nacional.

A comemoração em junho do Dia da cerveja Brasileira e do Dia do Mestre Cervejeiro, foram a inspiração para a criação do projeto e lançamento do primeiro episódio disponível no YouTube através do canal Brasil Cervejeiro.

A ideia de criar a Brazilian Terroir surgiu da vontade dos cervejeiros em produzir uma cerveja que em sua essência valorizasse os insumos produzidos no Brasil e também a mão de obra nacional. Para Vitor Antoniazzi, consultor de projetos de cervejaria e idealizador do documentário, esse foi o primeiro passo em direção à produção de cervejas brasileiras que mostram de fato o que o país tem para agregar em relação aos insumos e aromas. 


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“Estamos migrando para um movimento onde a ideia é realmente utilizar fermento, malte e lúpulo nacional para que a gente consiga uma identidade brasileira. Isso não quer dizer que vamos deixar de consumir cervejas com inspirações europeias ou americanas, claro que isso vai continuar, mas nós precisamos desenvolver algo nacional”. comenta Vítor sobre a inspiração para o filme.

A produção de documentários buscando apresentar a evolução do cenário cervejeiro para o público brasileiro tem aumentado no últimos anos, como exemplos existem a produção O Petroleum é Nosso produzido pela Cervejaria Dum, que destaca a evolução do interesse por cervejarias artesanais e o Em Busca da Cerveja Perfeita produzido pela Ambev e conta a história de produção da bebida ao longo do tempo.

A gravação do documentário Brazilian Terroir conta com a participação de diferentes empresas ligadas ao ecossitema do mercado de cerveja artesanal e vem na intenção de compartilhar os bastidores dessa produção e mostrar ao consumidor como é feita a cerveja brasileira. Ao longo dos seis capítulos é possível conhecer e acompanhar todo o processo de fabricação da Brazilian Terroir. 

No projeto, a ideia de cada episódio é valorizar um dos ingredientes de produção da cerveja e e focar como está o processo de seu desenvolvimento dentro do país, algo que tem evoluído bastante no Brasil para os principais insumos de fabricação da bebida: levedura, malte, lúpulo.

“Quando os consumidores pensam em cerveja, no máximo, eles entendem que essa cerveja foi fermentada; ou sabem que existe um processo de fabricação de cerveja. Poucos sabem sobre todos os insumos: como são plantados, colhidos e os cuidados que se deve ter”, afirma o cervejeiro.  

Os outros episódios trazem como foco os insumos utilizados. No segundo episódio, intitulado “Lúpulo”, a gravação ocorre numa fazenda de lúpulo, e é possível acompanhar como é feita a colheita da matéria prima. Nos outros capítulos da série somos apresentados aos demais insumos e acompanhamos os processos de fabricação da cerveja, da brassagem à escolha do rótulo e a tão aguardada degustação. 

O Documentário contou com o apoio e a participação da Craft Crew Consultoria; Start Brew Consultoria; Escola Superior de Cerveja e Malte, LevTeck Tecnologia Viva; Malteria Blumenau; Lúpulo Catarina; Brandholic; Cervejaria Alzira e Aprolúpulo.  

O primeiro episódio já está disponível no YouTube. Os outros capítulos serão disponibilizados semanalmente no mesmo canal, aos sábados. Sobre a venda da cerveja, um lote exclusivo terá a pré-venda aberta no fim do mês, dia 26 de junho. Fique atento aos canais de divulgação da Brazilian Terroir, através do site e redes sociais da Craft Crew Consultoria e Start Brew Consultoria.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.