Com direção do renomado Heitor Dhalia (de “O Cheiro do Ralo”), documentário “Em Busca da Cerveja Perfeita” chegará aos cinemas na próxima quinta-feira (18/07).
Com o patrocínio da Ambev, Dhalia percorreu o universo das cervejas numa viagem de 10.000 km por quatro países, explorando no enredo a origem dos ingredientes, diversas escolas e estilos diferentes, tendo uma lista de 20 entrevistados composta por especialistas na bebida.
Entre os convidados a maioria contempla profissionais de diversas posições da multinacional como mestres-cervejeiros – da Wals, Bohemia, Stella Artois e Leffe – e também executivos e especialistas de áreas como malte, lúpulo e tecnologia.
Alguns profissionais de fora do conglomerado também participam do longa como o sommelier Luis Celso Júnior e o fundador do canal Beer School Jamal Awadallak.
O documentário ficará em cartaz até o dia 11 de julho. Após, o filme ficará disponibilizado para streaming nas plataformas YouTube e Globo Play, de 12 de julho a 31 de agosto de 2019 .
A grandes cervejarias do mercado brasileiro têm investido cada vez mais em um marketing de conteúdo sofisticado para comunicar seu “portfólio premium”.
Leia também: Consumo de álcool cai no mundo em 2018, gin cresce no Brasil
Ações desse tipo, mais do que uma promoção direta de venda, envolvem o público na direção de comunicar atributos da marca, principalmente para que a compreensão de maior valor agregado fique mais nítida para o consumidor.
Enquanto a Ambev mostra a monumentalidade de sua cadeia de produção, agregando conhecimentos sobre a cultura da cerveja ao público, ela capitaliza valor sobre o seu portfólio mais requintado e sofisticado.
Sua grande concorrente no mercado brasileiro, a Heineken, utiliza conteúdo para promover o reality show Mestre Cervejeiro onde combina diversão e conhecimento sobre a produção artesanal e sibre estilos de cerveja com os produtos da marca que é a porta de entrada para um portfólio mais complexo da empresa.
Ambas cervejarias sabem que apenas uma luta por preço não é mais o suficiente para conquistar consumidores que têm se habituado a explorar a diversidade sensorial da bebida, e desta maneira construir valores mais sofisticados se faz necessário na competição pelo público dos segmentos de topo de seus portfólios.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.