Donkey Head: Brewpub cearense cresce e expande suas operações

O brewpub cearense Donkey Head expandiu suas operações com ampliação da casa original e inauguração de nova unidade ao longo do último ano.

O brewpub Donkey Head, localizado em Fortaleza capital do Ceará, ao longo do último ano expandiu de forma relevante sua operação através de uma ampliação e uma nova unidade inaugurada na cidade.

Apesar da crise e os obstáculos decorrentes da pandemia, o Donkey Head aumentou sua capacidade de oferta se baseando no crescimento do interesse do público que observou ao longo de seus dois primeiros anos de operação.

Inaugurado em 2018, o brewpub inicial do Donkey Head foi resultado de uma trajetória que a marca começou como uma cervejaria cigana poucos anos antes.

Ao longo do último ano, a marca ganhou uma nova unidade na capital cearense e também ampliou o espaço de sua primeira casa que já contava com 32 torneiras e espaço para 120 pessoas na sua inauguração.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“A expansão da nossa primeira casa foi uma oportunidade que apareceu devido a u venda de um imóvel vizinho que nós não poderíamos deixar passar. Sempre tivemos fila de espera nos últimos anos e após o início da pandemia nossa necessidade de espaço aumentou por conta do distanciamento entre as mesas” comentou Fábio Valente, um dos sócios fundadores da cervejaria.

Com a ampliação, o brewpub passou a ter capacidade para 240 pessoas em condições normais, praticamente o dobro de quando a casa iniciou sua operação em 2018. Com isso, a expectativa é que se reduzam filas de espera e também se ofereça maior conforto para o público, uma vez que parte do novo espaço é ao ar livre, uma demanda comum nos tempos atuais.

Alguns meses antes a marca havia investido em expansão através de uma nova unidade em outro local, passando a atuar em um outro bairro da cidade. O projeto já havia sido iniciado antes do início da pandemia, o que trouxe uma série de desafios para sua execução

“Quando abrimos nossa nova unidade treinamos várias pessoas, quando entrou a pandemia tivemos que demitir a metade. Na primeira onda conseguimos manter a equipe, mas na segunda tivemos que desligá-los, não teve jeito. Com as restrições de horário existem dias que só temos serviço por praticamente duas horas, e só podemos funcionar com metade da capacidade” disse Fábio sobre a situação enfrentada.

Cada uma das unidades da Donkey Head possui sua própria fábrica, funcionando como cervejarias independentes com atendimento direto ao público.

“Investimos num aplicativo próprio para realizar delivery, mas o nosso objetivo é oferecer experiência para o público em nossas casas. Esperamos que a situação melhore para possamos ver todos brindando, se divertindo e sendo felizes” comenta Fábio

A capital do Ceará possui um mercado com boa diversidade de cervejarias com modelos entre brewpubs e taprooms anexos a fábrica com venda direta para o público. Existem 8 unidades deste tipo de cervejaria presentes na cidade e sua quantidade tem aumentado ano após ano.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.