A Abracerva e o Sebrae estão convidando todos os associados e produtores independentes a participarem do 2º Censo de Cervejarias Independentes Brasileiras. Em um mercado ainda em desenvolvimento, o estudo é fundamental para respaldar estratégias de negócios e tomadas de decisão.
A pesquisa é de extrema importância, tanto para a associação quanto para os agentes do mercado (profissionais, empreendedores, instituições públicas). Os dados coletados servem para embasar processos políticos e estratégias de atuação da Abracerva, além de garantir uma base mais confiável para a inteligência de negócios do setor.
Nos últimos anos, microcervejarias independentes tem conquistado espaço e voz ativa nas instituições públicas, como a Câmara Setorial de Cerveja e outros órgãos do legislativo e do executivo, em todas as instâncias. Tais conquistas só se realizaram por meio de ações respaldadas em pesquisas e estudos criteriosos, como este.
Estamos no último mês da coleta de dados para o Censo e precisamos do maior número possível de participantes. Não deixe de responder. Quanto mais agentes participarem, mais sólidos e confiáveis serão os resultados!
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Através de acompanhamento de dados relativos ao setor de cervejarias independentes, por exemplo, que o mercado de cerveja artesanal dos Estados Unidos se fortaleceu nas últimas décadas com o desenvolvimento de políticas públicas específicas e aumento do dinamismo do segmento com entrada de diversos participantes em diferentes pontos da cadeia de suprimento.
O questionário do 2º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras foi elaborado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
A partir desta pesquisa será possível realizar uma comparação com os resultados obtidos no censo das Cervejarias Independentes de 2019 e com isso criar novas estratégias de apoio ao segmento.
As informações coletadas na pesquisa ficarão exclusivamente na base de dados do Sebrae, sendo analisadas e publicadas unicamente de forma consolidada (ou seja, sua informação individual ficará protegida).
Clique no link abaixo e responda nossa pesquisa, só leva alguns minutos e sua contribuição será imensa para o setor.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.