Imagem: Carlos Felipe/Catalisi
A Ambev reportou lucro no primeiro trimestre de 2025 no mesmo nível do ano anterior enquanto ampliou levemente o volume vendido estabelecendo um recorde para o período com destaque para vendas realizadas no Brasil.
O segmento premium da companhia cresceu em 2 dígitos o que reforçou o faturamento da empresa e as vendas de cerveja não alcoólica também foram destaque crescendo 40% no período.
A companhia ligou o resultado obtido a uma estratégia acertada de portfólio e de ativação de marcas durante o carnaval. Brasil foi destaque no crescimento de volume com 1,4% enquanto a América Latina Sul cresceu 1,1%. O volume total da empresa cresceu 0,7%.
A Ambev teve lucro líquido de R$ 3,8 bilhões, o mesmo que foi reportado em mesmo período de 2024, apesar do aumento reportado na sua receita que somou R$ 22,50 bilhões um aumento de 11%
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Em cerveja o grande crescimento percentual da empresa veio do segmento premium com as marcas Corona, Spaten, Stella Artois e Original que avançou 20% no trimestre. Houve ganhos também nas marcas do segmento core que cresceu um dígito médio puxados por Brahma e Antarctica.
Outro destaque bastante relevante veio do segmento decervejas sem álcool que cresceu 40% no período. A Ambev em pouco tempo criou um portfólio diversificado para este segmento composto por Brahma Zero, Corona Cero, Bud Zero.
No segmento de não alcoólicos, o volume subiu 3,2%, enquanto a receita líquida aumentou 11,4%, com crescimento de 7,9% da receita por hectolitro. A Ambev destacou o desempenho de refrigerantes sem açúcar como Guaraná Antarctica Zero e Pepsi Black, que cresceram 25% e 35%, respectivamente.
Canais digitais próprios continuam crescendo dentro do negócio ad Ambev também. A receita bruta gerada por vendas da plataforma Bees cresceu 92%. Já o Zé Delivery crescei 15% no valor bruto de vendas.
Analistas tem avaliado que a Ambev tem priorizado o crescimento em volume e ganho de participação de mercado nos últimos anos, ao invés de priorizar ganhos de margem, o que tem influenciado sua estratégia de precificação.
Apesar disso o 1º trimestre de 2025 apresentou aumento da receita operacional líquida por hectolitro (ROL/hl) crescendo 2,5%. Já o custo dos produtos vendidos por hectolitro (CPV/hl) excluindo depreciação e amortização e excluindo a venda de produtos de marketplace não Ambev, melhorou 3,3%, impulsionado principalmente por ventos favoráveis de commodities e eficiências operacionais.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.