Dados do Euromonitor projetam que haverá crescimento no volume de vendas de cerveja no Brasil em 2024 em base anual, que deve retornar a um patamar próximo ao ano de 2022, ano este que foi o recorde histórico de vendas da bebida no país.
O fenõmeno de crescimento em vendas de cerveja no Brasil em 2024 ocorre mesmo com o aumento de preço da categoria que nos últmios 12 meses esteve acima da inflação.
O retorno a um pequeno crescimento das vendas de cerveja em 2024 tem como um marcador interessante uma ampliação de consumo mesmo com um aumento de preços da cerveja.
De acordo com IPCA para o mês de outubro, publicado pelo IBGE, no acumulado de 12 meses o preço da cerveja aumentou 4,94% para consumo no domicílio e 5,41% para o consumo fora de casa, ambos acima dos 4,76% do IPCA geral.
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O aumento do preço da cerveja pode ter dois direcionadores de destaque. Um deles é o próprio aumento de custos relacionados a cadeia de valor e outro é a participação cada vez maior do segmento de cervejas premium dentro da categoria de cervejas, segmento este que possui maiores preços em comparação as cervejas mainstream.
O crescimento das vendas em base volumétrica no país é dominado pelas 3 grandes companhias cervejeiras do país Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis e tem sido acompanhado por uma variação do share de vendas.
O Grupo Petrópolis tem impulsionado uma parcela considerável do crescimento de vendas no mercado de cerveja brasileiro. De acordo com dados da Nielsen, já publicados na Catalisi, o Grupo Petrópolis foi o único dos 3 grandes a crescer tanto em vendas quanto em faturamento em 2024.
O principal carro-chefe deste crescimento recente do Grupo Petrópolis é a cerveja Petra, mostrando que o segmento de cervejas premium é uma fatia muito significativa para estratégias de venda na atualidade.
Dados do Euromonitor projetam que o Brasil irá bater a marca ao redor de 15,4 bilhões de litros em vendas de cerveja no país um pequeno crescimento de 0,8% em comparação ao ano de 2023.
Esse crescimento praticamente recupera a queda no volume de vendas observado no ano passado de 1,1% em comparação a 2022, que foi o ano recorde em vendas de cerveja no Brasil.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.
O país possui mais de 1.800 cervejarias registradas, sendo mais de 95% dessas fábricas de propriedade de produtores de micro, pequeno ou médio porte cujo as vendas correspondem a menos de 5% do mercado.
Os grandes conglomercados Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis possuem mais de 90% das vendas de cerveja do país.
O grande fenômeno de crescimento dentro da categoria de cervejas no Brasil é o segmento de cervejas premium que vem experimentando ascensão em vendas há muitos anos e tem sido disputado de maneira mais competitiva pelos grandes conglomerados e alguns outros atores como Coca-Cola, Estrella Galícia e cervejarias de porte regional.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.