A marca de cerveja Spaten da gigante Ambev está ganhando maior protagonismo dentro do jogo de portifólio da companhia ganhando maior destaque dado os resultados que tem retornado para a empresa.
A marca original da Alemanha de mais de 600 anos chegou ao Brasil há menos de 5 anos e já é mais vendida por aqui do que em seu país de origem.
As vendas de Spaten cresceram 400% desde que chegou no Brasil em 2021, de acordo com publicação recente de Exame, e a marca tem se tornado cada vez mais relevante dentro da estratégia de portfólio da Ambev. A marca secular criada em 1397 já é mais venda no Brasil do que em seu país de origem a Alemanha.
Inicialmente Spaten era posicionada dentro de um segmento interno do portifólio da Ambev chamado de core plus, mas recentemente entrevistas tem se referido a ela como rótulo do segmento premium.
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O produto no Brasil ganhou muitas adaptações de embalagem para evidentemente buscar competir parcialmente com a Heineken, sendo a alteração mais destacada a utilização de cor verde nas suas garrafas.
A Spaten é um rótulo tradicional alemão de propriedade da AB InBev que foi trazido em 2021 no Brasil num processo que levou a adaptação da produção em diferentes fábricas da Ambev que foram certificadas para cumprir a Lei da Pureza Alemã na produção deste produto.
A publicidade de Spaten tem sido associada a mídia de esportes de luta e também a eventos como a Oktoberfest de Blumenau, com o objetivo de expandir o reconhecimento da marca no país.
Os resultados de Spaten tem motivado a Ambev a investir mais na marca e atualmente é visível como o rótulo passou a ganhar maior disponibilidades em PDVs além de passar ocupar diferentes espaços de publicidade em mídia de rua como, no grande varejo e também em bares e restaurantes.
De acordo com publicação da coluna Insight de Exame, uma marca que passou a receber menos investimento da Ambev é a marca também originalmente alemã Beck’s.
O rótulo trazido pela Ambev para o Brasil em 2019 para enfretar mais frontalmente Heineken dentro do mercado de cervejas premium perdeu espaço dentro da companhia e passou a ter a sua distribuição mais concentrada em alguns mercado como capitais e casas nortunas.
A gestão de portfólio da Ambev na última década em relação a bebidas se tornou muito mais dinâmica e a companhia que é a maior grupo cervejeiro no Brasil ganhou capacidade de adaptar o foco de seu portfólio para buscar capitalizar de forma mais eficiente sobre as oportunidades num dado momento de mercado.
Dentro da suas dezenas de marcas de cerveja existem 4 atualmente que são consideradas marcas foco da companhia sendo elas Corona, Spaten, Budweiser e Brahma que combinadas cresceram mais de 10% em volume no primeiro semestre de 2024.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.