O festival de cerveja artesanal Mondial de la Bière, um dos mais reconhecidos do Brasil, passou a investir em produção de conteúdo sobre o mundo da bebida através do site Cervejar.com que conta com publicações em texto e material audiovisual desde outubro deste ano.
Com o lançamento do portal, o evento passa a ter um canal de comunicação digital contínuo para além dos períodos de evento para construção de sua marca e disseminação de conhecimento sobre a cultura cervejeira. A Catalisi é uma das parceiras de produção de conteúdo para o Mondial neste projeto.
O Mondial foi criado em no Canadá em 1994 por três amantes de cerveja e com o passar do tempo ganhou edições internacionais anuais na Europa e desde 2013 no Brasil, onde o Rio de Janeiro se tornou a maior franquia mundial do evento. O Mondial também já promoveu uma edição em São Paulo.
No Cervejar.com uma série de autores estão contribuindo para a produção conteúdo relacionado ao mercado cervejeiro. Hamonização de cervejas com comida, culinária, mercado cervejeiro e muitos outros temas relacionados ao universo cervejeiro estão presentes na plataforma.
Leia mais:
Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Com o avanço do mercado de cerveja artesanal, a produção de conteúdo tem sido um elemento alvo de desenvolvimento do negócio para diversos atores do mercado. Das grandes cervejarias aos pequenos produtores, além de outros participantes como no caso o Mondial de la Bière, muitos tem investido nessa conexão aproveitando a diversidade de temas proporcionado pela cerveja.
Promover conteúdo sobre cerveja representa grandes oportunidades devido a riqueza cultural relacionada a bebida e ao seu consumo, algo que pode ser explorado de forma criativa e sob diferentes perspectivas.
O conteúdo do Cervejar está sendo produzido para chegar a diferentes perfis de pessoas interessadas na bebida, buscando desmitificar seu universo e mostrar como ele é rico e variado.
O Mondial de la Bière, em 2020, realizou uma edição online com conteúdo focado em vídeo, sendo sua primeira incursão neste formato de mídia. O audiovisual é um recurso que tem sido utilizado também no Cervejar para explorar temas relacionados ao mundo da cerveja, onde o foco tem sido a utilização de entrevistas.
[Continua depois do vídeo]
“Além de inúmeras degustações, o Mondial de la Bière me proporcionou muito aprendizado. Tive o prazer de conhecer mais sobre o mercado e absorver o conhecimento compartilhado. Mas, o mais importante, a partir daquele momento, minha admiração pela cultura cervejeira só cresceu – e me trouxe até aqui.” comentou Gabriel Pulccino, gestor do Mondial de la Bière no texto de lançamento do Cervejar.
Eventos cervejeiros são uma parte importante da experiência das pessoas apaixonadas pela bebida e também uma porta de entrada para o público curioso em experimentar as possibilidades que a cerveja tem a oferecer.
“O Mondial de la Bière tem uma parte importante no meu interesse pelo mundo da cerveja e me ajudou a iniciar a compreensão de quanto valor há relacionado a esta bebida, é fantástico poder contribuir para que essa paixão chegue a outras pessoas.” comentou Felipe Freitas, analista e editor do Catalisi, sobre o trabalho que tem desenvolvido para o Cervejar.
As oportunidades e maneiras de se mesclar o digital e o presencial só tem crescido nos últimos anos e devem se manter assim num horizonte de longo prazo, uma combinação que ainda vai impactar o mercado de cerveja de diferentes formas.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.