Monster Beverage compra a 6ª maior cervejaria artesanal dos EUA por US$ 330 milhões

Monster Beverage adquire a CANarchy Collective, sexta maior cervejaria artesanal dos EUA, dona de marcas como Cigar City e Oskar Blues

A fabricante de bebidas energéticas Monster Beverage Corp (que pertence em 20% a Coca Cola) está entrando no mercado de bebidas alcoólicas por meio de um acordo de 330 milhões de dólares para adquirir a produtora de cerveja artesanal e hard seltzer CANarchy Craft Brewery Collective, sexta maior cervejaria artesanal independente dos EUA de acordo com a Brewers Association

Formada em 2015, a CANarchy se autodefine como “um coletivo disruptivo de cervejeiros com ideias semelhantes, dedicados a trazer sabores inovadores e de alta qualidade para os bebedores em nome da cerveja artesanal independente”, de acordo com seu site. Algo que poderia ser considerado semelhante a brasileira CBCA.

A CANarchy foi criada durante o pico de aquisições de cervejarias artesanais por grandes cervejarias, como uma forma de algumas cervejarias menores para se manterem competitivas e independentes. 

Apesar da aquisição por uma grande corporação a Brewers Association, entidade que defende interesses de cervejarias independentes dos EUA, declarou que a CANarchy continua atendendo definições de independência por não ter sido adquirida por um conglomerado de bebidas alcoólicas.


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Com sede no Colorado, os produtos da empresa são distribuídos nos Estados Unidos e em 21 condados e territórios do país. A compra traz algumas marcas icônicas para o portfólio da Monster como: Cigar City (Jai Alai IPA e Florida Man IPA), Oskar Blues (Dale’s Pale Ale e Wild Basin Seltzer duro),  Deep Ellum(Dallas Blonde e Deep Ellum IPA) e Wasatch (Apricot Hefeweizen) A CANarchy possui um rede de restaurantes próprios que não foram incluídos na negociação.

Com a compra a Monster tem automaticamente acesso a marcas, redes de distribuição e a equipe especializada no mercado de bebidas alcoólicas presentes na CANarchy

Aquisição pela Monster pode trazer marcas da CANarchy para o Brasil

Estava sendo aventado durante os últimos anos que a Monster estava procurando meios de entrar no mercado de bebidas alcoólicas, sendo que a aquisição da CANarchy é a primeira confirmação deste interesse.

A CANarchy além de seu portfólio de cervejas artesanais, traz também um portfólio de hard seltzers, bebida alcoólica que experimentou crescimento acelerado nos últimos anos e agora constrói um caminho mais afeito a grandes corporações do mercado de bebidas. A CANarchy possui também opções de coquetéis prontos em lata.

“Esta transação nos fornece um trampolim para entrar no setor de bebidas alcoólicas”, disse o vice-presidente e co-presidente executivo da Monster, Hilton Schlosberg. “A aquisição nos fornecerá uma infraestrutura totalmente instalada, incluindo pessoas, distribuição e licenças, juntamente com experiência em desenvolvimento de bebidas alcoólicas e recursos de fabricação neste setor”.

De acordo com dados da Brewers Association, a CANarchy produziu 57,5 milhões de litros de cerveja em 2020, um aumento de 2% em relação a 2019. As sete unidades de produção da CANarchy dão a possibilidade de atuar tanto de forma conjunta quanto com especificidades regionais no mercado norte-americano.

Assim que o acordo for fechado, a Monster declarou que a CANarchy ainda funcionará de forma independente, mantendo sua própria estrutura organizacional e equipe que o atual CEO Tony Short ainda liderará. 

“A equipe da CANarchy está entusiasmada por se juntar à Monster”, disse o CEO da CANarchy Tony Short. “Estamos ansiosos para capitalizar a experiência combinada da Monster e da CANarchy para fortalecer ainda mais nossas ofertas atuais de produtos alcoólicos, expandir nosso portfólio de produtos para atender às necessidades em constante mudança de nossos clientes e expandir nossos negócios.”

Uma das possibilidades de trabalho da Monster junto as marcas da CANarchy é a internacionalização de algumas de suas marcas de cervejas artesanais, algo que tem sido feito nos últimos anos por cervejarias multinacionais como a AB InBev e Heineken.

Um dos locais, conforme o mercado fosse interessante, que poderia ser alvo desta estratégia poderia ser o Brasil onde a Monster já possui estrutura operacional instalada



Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.